TOPO - PRINCIPAL 1190X148

CPI do vazamento de óleo no Nordeste ainda não identificou os culpados

Vazamento ocorreu em outubro de 2019 e óleo chegou a atingir o litoral do Rio de Janeiro

Por Portal Eu, Rio! em 29/03/2021 às 14:41:21

Acidente ocorreu em 2019 e contaminou o litoral brasileiro. Foto: Arquivo

A CPI do Derramamento de Óleo no Nordeste, criada na Câmara para investigar as origens das manchas de óleo cru que se espalharam pelo litoral do Nordeste em outubro de 2019 e atingiram mais de 2 mil quilômetros do litoral do Nordeste e Sudeste foi prorrogada por mais 60 dias.

A última audiência pública havia sido realizada em 11 de março do ano passado, pouco antes de os trabalhos e os prazos das comissões terem sido suspensos por causa da pandemia. O vazamento de cinco mil toneladas de óleo foi um dos maiores desastres ambientais do litoral brasileiro Atingiu 130 municípios e 11 estados, inclusive Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O presidente da CPI, deputado Herculano Passos (MDB-SP), alertou para a necessidade de prorrogação da Comissão:

“Pelas regras atuais, caso não seja prorrogado, o prazo da comissão se estenderá até o dia 6 de abril”, disse.

Já o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), apresentou requerimento para a prorrogação da CPI:

"É um tema que está inconcluso. A gente precisa finalizar essa questão. O Brasil tem uma expectativa com a Câmara dos Deputados em relação a isso, mesmo que seja para apontar caminhos, mesmo que seja para apontar a necessidade de investimentos nessa área. O Brasil que é grande líder na produção de óleo cru de petróleo, de derivados de petróleo, o Brasil precisa ter um controle um pouco melhor, ter um controle um pouco melhor do seu mar. A própria Marinha do Brasil, que trata da nossa costa litorânea como a Amazônia Azul. Enfim, nós temos que avançar e temos que concluir esse trabalho da forma mais objetiva possível".

O deputado afirma que já há material acumulado que aponta direções relevantes nesse tema. O vazamento de óleo de que trata a comissão teria ocorrido no fim de julho de 2019 e os primeiros registros ocorreram no fim do mês de agosto daquele ano. Foi o maior acidente ambiental do litoral brasileiro. As investigações feitas até o momento pelos órgãos federais não apontaram culpados ou origem do desastre.


Ouça no Podcast Eu, Rio!, a reportagem da Rádio Câmara sobre o assunto.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.