Sucesso na primeira edição, em que reuniu iniciativas de todo o Brasil para modernizar o monitoramento e controle de arboviroses, o Congresso E-vigilância chega à sua segunda edição em 2021 com uma programação online e reunindo as inúmeras inovações que foram feitas com a chegada da pandemia da Covid-19, desde a coleta de dados, análise, modelagem e comunicação em saúde, dentre outros temas.
Nunca a vigilância epidemiológica teve que caminhar tão rápido e de forma tão integrada. Da mesma forma, observou-se grande engajamento comunitário e social para a organização da informação e promoção da ação. Entre os temas abordados na edição do evento estão Inovações tecnológicas na vigilância epidemiológica e ambiental; Tecnologias sociais, Vigilância participativa e comunitária; Data Science para vigilância epidemiológica; Vigilância de doenças emergentes e Inovações em vigilância epidemiológica em populações vulneráveis.
Entendendo a importância da informação sobre ciência e saúde durante o período de pandemia, o congresso também terá o painel "Desafios em comunicação em saúde em tempos de pandemia" com especialistas debatendo as principais dificuldades enfrentadas.
Quem preside os trabalhos no evento é o médico Flávio Codeço Coelho, professor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do InfoDengue. No comitê científico e organizador do evento ainda figuram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG) e London School of Hygiene & Tropycal Medicine e Harvard, entre outras instituições. Pelo segundo ano, os alunos de administração do CEFET/RJ participam do processo de desenvolvimento do evento, também integrando o comitê organizador.
Flávio Codeço Coelho, coordenador do InfoDengue. Foto: Divulgação
Serviço:
Período de inscrições
30 de março a 03 de novembro
Submissão de trabalhos
01 de abril de 2021 a 15 de setembro
Congresso
03 de novembro de 2021 a 05 de novembro
Link do evento: https://e-vigilancia.dengue.mat.br/