Durante os dias 14 e 30 de setembro, a peça biográfica sobre um dos maiores nomes do rock brasileiro vai estar numa das mais tradicionais casas da zona norte carioca. Sucesso de crítica e público por onde passa,o musicalpromete muita emoção embalada pelas canções e histórias sobre a vida e a obra do grande poeta nacional, Renato Russo.
Há mais de um década rodando o país, o enorme sucesso se dá pela combinação perfeita das músicas que marcaram toda uma geração, somados a dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho, da direção consagrada de Mauro Mendonça Filho, a iluminação de Wagner Pinto, o cenário de Bel Lobo e Bob Neri, além da banda Arte Profana que toca ao vivo para delírio dos fãs, com direção Musical de Marcelo Alonso Neves e também para os novatos que ainda não conhecem a fundo a grande importância do astro do rock nacional no cenário artístico brasileiro.
Em cena, o ator Bruce Gomlevsky, que há quase 12 anos interpreta o cantor, emociona a plateia que canta junto todas as 22 canções.
"Para compôr este personagem, foram necessários quase 2 anos de pesquisa e incursão em materiais do Renato. Assisti horas de entrevista, li diversos livros e publicações sobre este ídolo, sem esquecer das aulas de canto e fonoaudiologia. Mergulhei na vida e na obra do cantor. Além do fato, é claro, de ter crescido ouvindo a Legião. Fiz parte de uma geração que pode vê-los e ouvi-los juntos. O Renato é um grande poeta, e é por isso que continua causando comoção nas gerações de hoje. Sua obra gera um impacto enorme na nossa cultura", lembrou o ator.
Depoimentos, reportagens, entrevistas, livros e imagens de shows serviram como base para a concepção da obra biográfica, que estreou no centro do Rio em 2006.
"Sem a menor dúvida o que move o espetáculo é a força do Renato e o legado que deixou na Legião Urbana, através das composições, que são a cada dia mais atuais. Os fãs se renovam e hoje temos além de adultos e idosos na plateia, jovens e adolescentes que se emocionam a cada sessão", conta Bianca De Felippes, produtora do musical e do longa metragem "Eduardo e Mônica", que será lançado em 2019.
Renato Russo-O Musicalpercorreu mais de 50 cidades, já foi assistido por mais de 400 mil pessoas em mais de 500 sessões. Após apresentação gratuitas em praças públicas em diversos estados como: Brasília, Porto Alegre, BH, Vitória, Curitiba, Recife, São Paulo, a peça volta ao Rio de Janeiro para curta temporada a pedido do público frequentador do Imperator, que numa enquete feita ano passado, votaram para que o espetáculo retornasse este ano reproduzindo toda a energia e brilhantismos das obras deste grande poeta e pensador e que até hoje segue como sendo um dos nomes mais importantes da história do rock nacional.
Bruce Gomlevsky também contou sobre o desafio de estar há tanto tempo em cartaz e da expecttativa para a nova temporada.
"O teatro é um trabalho de precisão. Em cena, mais do que nunca, preciso me atentar as marcações e repetir tudo com o mesmo frescor em todas as apresentações. É claro que o público muda e regae diferente a cada espetáculo, mas é incrível como todo mundo canta", disse o protagonista.
A banda Arte Profana é formada por teclado, guitarra, baixo, bateria e a peça conta a trajetória de Renato Russo desde a juventude "punk" em Brasília, quando fundou a banda Aborto Elétrico e ficou por dois anos em uma cadeira de rodas até o sucesso da Legião Urbana e os problemas com as drogas
A estreia acontece no dia 14 no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), na rua Dias da Cruz. As sessões são nas sextas e sábados às 20:30h e nos domingos às 19h. A duração é de 120 minutos e a classificação etária é de 12 anos. Os ingressos custam entre R$ 70 (inteira) e R$35 (meia)