A Marinha do Brasil e a Caixa Econômica Federal, por intermédio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), firmaram uma parceria com a finalidade de apoiar o desporto paralímpico. Em cerimônia realizada no CEFAN, o acordo inédito foi assinado, tendo como proponente a Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN), sob o patrocínio da Loterias Caixa.
A parceria visa a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte e permitirá identificar e desenvolver novos talentos paradesportivos, contribuindo com o desporto nacional paralímpico de alto rendimento. O projeto selecionará e captará 100 pessoas com deficiência, oriundas do Grande Rio, que terão suas atividades voltadas para as seguintes modalidades: atletismo, natação, halterofilismo e tiro desportivo.
Para tanto, o acordo prevê a contratação de treinadores e monitores especializados. Também serão viabilizados recursos para a aquisição de material esportivo específico. As atividades desportivas serão desenvolvidas no CEFAN, Centro de referência Paralímpico e parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro, localizado na Avenida Brasil, na Penha, em uma área de 225 mil metros quadrados, em centro de treinamento com equipamentos e instalações desportivas de última geração para diversas modalidades.
No que tange à responsabilidade social, o CEFAN conduz o Programa João do Pulo (PJP), certificado como primeiro núcleo da Marinha pelo Ministério da Defesa, voltado para apoiar a inserção social de pessoas com deficiência; Programa Forças no Esporte (PROFESP), que visa a inclusão social de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social por meio do esporte; e o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que tem a finalidade de contribuir para a transformação do Brasil em potência olímpica.