TOPO - PRINCIPAL 1190X148

'Sebrae Delas' abre 200 vagas de apoio ao empreendedorismo feminino

Iniciativa tenciona turbinar a competividade dos negócios das empreendedoras

Por Portal Eu, Rio! em 07/04/2021 às 01:31:48

Iniciativa do Sebrae já beneficiou 747, desde 2019 (Foto divulgação site Sebrae)

Tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, sustentáveis, com forte suporte à gestão e voltado às habilidades empreendedoras. Esse é o principal objetivo do programa ‘Sebrae Delas’ – lançado pela instituição homônima – pelo qual as participantes receberão capacitações, em encontros para formação de rede empresarial, além de disporem de consultorias. Na oportunidade, serão abordados temas como: “Inspiração e Empoderamento Feminino”, “Habilidades Comportamentais – Soft Skills”, “Planejamento Estratégico”, “Finanças” e “Marketing Digital”.

A ideia é promover o crescimento sustentável dos negócios, com impacto positivo na economia regional, assim como no que toca ao ecossistema do empreendedorismo feminino no Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, o Sebrae disponibilizou 200 vagas de apoio ao empreendedorismo feminino, sendo 140 para quem é enquadrada como Microempreendedora Individual (MEI) e as 60 restantes destinadas às proprietárias de microempresas (ME). Ambos os públicos – MEI e ME – vão contar com capacitações coletivas e consultorias individuais, além de sessões de negócios e encontros estaduais para fortalecimento de redes.

Com duração de até sete meses – maio a dezembro deste ano – o curso dará prioridade à realização de atividades de forma remota, em ambientes digitais. Como é subsidiado pelo Sebrae Rio, o programa requer das participantes selecionadas o pagamento de R$ 100 (MEI) e R$ 300 (ME), valores que poderão ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito. As interessadas podem se inscrever pelo site (https://lp.absuite.com.br/lp/EAZ/sebrae-delas) até o dia 28 de abril próximo.

Empreendedoras avançam

Estimativa recente aponta que, no Estado do Rio, pelo menos 37% dos negócios, por conta própria e empregador, são formados por mulheres empreendedoras (722 mil); 70% delas têm ensino médio ou superior completo e 20% estão na faixa etária de 35 até 44 anos. O estado concentra mais de 1,9 milhão de empreendedores (Pnad-C / IBGE do 3º Trimestre de 2020).

Desde que foi criado, em 2019, o Sebrae Delas já atendeu 747 mulheres (direta e indiretamente), cuja capacitação permitiu que as empreendedoras aumentassem seu faturamento e obtivessem acesso a serviços financeiros para seus negócios. Em seu conjunto, e somente no ano passado, as empresas participantes do programa registraram elevação de 10% em seu faturamento bruto. Em outra abordagem, 62% das companhias tiveram sucesso em aperfeiçoar determinado produto no mercado.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.