A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) anuncia que vai colocar 50 ônibus comuns para ampliar o serviço do Sistema BRT Transoeste na próxima segunda-feira (12) entre os terminais de Sanda Cruz e Alvorada, em horários de pico de passageiros. A medida faz parte das ações de intervenção no BRT Rio.
Com isso, as estações de Mato Alto, Magarça e Pingo D’Água e todas em Guaratiba terão serviços especiais de transporte por meio de ônibus comuns, sem paradas em outras estações, o chamado “diretão”.
Pela manhã, os veículos seguirão pela pista exclusiva do BRT em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. No período da tarde, o sistema especial funciona no sentido inverso no período de pico, da estação Alvorada para os outros bairros.
O serviço especial entre Santa Cruz e Alvorada, que começou a funcionar em 23 de março, continua em operação no mesmo horário dos ônibus que partem do Mato Alto pela manhã em direção a Alvorada — das 5 h às 9 h.
Também as estações do Magarça e Pingo D’Água terão serviços especiais com saídas das 5 h às 8 h. No pico da tarde, o horário de partida na estação Alvorada será das 16 h às 20 h. O local de embarque é a plataforma C, a mesma de onde saem os ônibus para Santa Cruz. Os pontos de embarque serão sinalizados e os passageiros receberão orientação.
De acordo com a interventora do BRT-Rio, Cláudia Cecin, a utilização dos ônibus comuns nos horários de pico na Transoeste vai aliviar o transporte e liberar outras unidades de articulados para a Transcarioca, que liga o Aeroporto Internacional à Barra da Tijuca.
A SMTR promete reabrir 46 estações até setembro e aumentar a frota de articulados em operação com o total de 241 viaturas.
Até setembro, a previsão é que sejam reabertas 46 estações, com o aumento gradativo de articulados em operação, chegando a 241 no total.