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Smart Challenge aposta em empresas inovadoras para integração turística

Objetivo é aproveitar instrumentos para acelerar desenvolvimento turístico integrado do legado jesuíta

Por Portal Eu, Rio! em 11/04/2021 às 09:00:00

Caminho dos Jesuítas. Foto: Divulgação

Empresas que buscam soluções inovadoras que fortaleçam a integração da oferta turística do Caminho dos Jesuítas na América do Sul. Essa é a proposta do Smart Challenge, que aposta na criatividade e inovação empresariais como instrumentos para acelerar um desenvolvimento turístico integrado do legado jesuíta, contribuindo para uma recuperação mais rápida da atividade turística depois da crise do Covid-19. Pelo menos cinco projetos serão fortalecidos com um Programa de Aceleração Empresarial acompanhados da Wayra, o braço de Inovação Aberta do Grupo Vivo/Telefónica Group.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com apoio de seu laboratório de inovação BID Lab e seu balcão privado BID Invest, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), lançou um “Smart Challenge”, uma aposta turística para identificar novas soluções empresariais capazes de acelerar a integração turística de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai no marco do Caminho dos Jesuítas da América do Sul.

O Caminho é um corredor turístico ligado ao patrimônio cultural jesuítico, um legado histórico compartilhado pelos cinco países que se desenvolveu entre o ano 1569 até o 1773 e que continua vivo hoje. Este corredor suma 55 sítios de patrimônio jesuítico, 19 deles declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Tendo em conta seu enorme potencial, o Caminho dos Jesuítas tem motivado aos atores públicos e privados a considerar o reto de constituir-se na principal rota turística da América do Sul e uma das mais longas do mundo. O Caminho pretende-se tornar num referente para o setor turístico internacional, através da implementação de um modelo de desenvolvimento turístico integrado em que os cinco países se coordenaram para a gestão e promoção do destino.

Este Smart Challenge convida as companhias a propor soluções inovadoras que impactarem sobre 7 desafios de integração propostos: i) Logístico/administrativos. ii) de projeto da oferta turística, iii) de marketing, iv) de gestão turística, v) de captação de inversão público-privada, vi) de coordenação intersetorial e empresarial, vii) de reativação turística pós-pandemia.

A convocatória está aberta e as postulações vão se realizar através do formulário publicado na plataforma do BID https://convocatorias.iadb.org/pt/integracion-turistica/smart-challenge-desafio-de-integracion-turistica

Os candidatos do Smart Challenge serão companhias de qualquer setor de atividade, em fase de crescimento, legalmente constituídas em pelo menos um dos cinco países integrantes do Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai), com uma proposta inovadora para acelerar a integração da oferta turística do Caminho. Poderão ser pessoas físicas ou jurídicas de acordo com a legislação de seus respectivos países. Além disso, encoraja-se essas companhias a que se apresentarem com parceiros de qualquer dos 48 países membros do BID no caso que for necessário precisar fortalecer a equipe ou a proposta de valor do projeto empresarial.

O Programa de Aceleração Empresarial gerenciado por Wayra, terá uma duração de 12 semanas, onde receberá apoio técnico especializado para fortalecer o desempenho de sus projetos. O programa inclui: aceleração comercial, plano validado de negócios, atividades de fortalecimento e coaching, identificação de oportunidades de escalabilidade, networking com companhias e inversores, entre outras áreas de apoio.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma das principais fontes de financiamento a longo prazo para projetos económicos, sociais e institucionais na América Latina e o Caribe. Além de empréstimos, doações e garantias de crédito, o BID realiza projetos de investigação de vanguarda para brindar soluções inovadoras sustentáveis aos problemas mais urgentes da região da América Latina e o Caribe. Criado em 1959 para ajudar a acelerar o progresso em seus países membros em desenvolvimento, o BID trabalha dia a dia para melhorar vidas: www.iabd.org

Sobre a OMT

A Organização Mundial do Turismo (OMT) é a agência especializada das Nações Unidas que fomenta ao turismo como veículo para impulsar o desenvolvimento sustentável através dos numerosos benefícios que este setor pode oferecer às sociedades e à economia: www.unwto.org

Sobre a Wayra

Wayra é a área de inovação aberta da Vivo/Telefónica Group e está presente em 7 hubs da Europa e América Latina com operações nos ecossistemas empreendedores de 9 países.


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