TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno ganha novo capítulo

Comitê gestor é formado com apoio de mais de 30 entidades da sociedade civil

Por Portal Eu, Rio! em 11/04/2021 às 12:43:35

Foto: Divulgação

Aconteceu, no final de março, a reunião oficial organizada pelo Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interior da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (ABRAVA), para a formação do Comitê Gestor do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI), que atuará em seu desenvolvimento. O plano é uma proposta de organização da sociedade civil para a formação de uma política pública a respeito do tema, que conta com o apoio de mais de 30 entidades.

O Presidente da ABRAVA, engenheiro Arnaldo Basile, participou da abertura da reunião. “A ABRAVA vem realizando inúmeras ações de sucesso ao longo de quase 6 décadas de história. A criação do PNQAI marca mais um grande feito da nossa Associação em prol do setor AVACR e da sociedade brasileira, com relação à saúde de toda população. Este assunto ganhou maior notoriedade na pandemia e isso aumentou a responsabilidade de todos nós, profissionais envolvidos com o tema. A proposta deste plano é ganharmos experiência em conjunto com as entidades interessadas para transformar nossos conhecimentos em ações, com maior valor técnico para a saúde, reconhecido e percebido pela sociedade”, destacou.

Na sequência, o Presidente do Qualindoor, Marcelo Munhoz, abriu oficialmente a reunião. “Temos um desafio gigante pela frente e seu sucesso vai depender do engajamento de cada um de nós em alimentar essa proposta com uma agenda positiva de atividades e projetos. Certamente, todas as entidades e empresas participantes desse projeto já possuem ações e eventos sobre qualidade do ar em ambientes fechados, e o simples fato de compartilharmos entre nós essas atividades, abrirão muitas oportunidades para nossa participação conjunta”, afirmou.

O Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno é uma iniciativa do Qualindoor que agora torna-se de todos os envolvidos, com o objetivo do desenvolvimento de ações de forma colaborativa para mobilização da sociedade e à adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, tornando-os saudáveis e mitigando os efeitos nocivos de espaços insalubres, que afetam a saúde e capacidade produtiva das pessoas.

O PNQAI conta em especial com três especialistas como conselheiros voluntários, e que durante a reunião destacaram alguns pontos relevantes. São eles:

* O engenheiro Antonio Luis Mariani/LEQAI/USP, que destacou a importância do PNQAI diante de questões técnicas ligadas à ventilação e o uso do ar-condicionado neste cenário de pandemia do coronavírus.

* O médico Gonçalo Vecina, que salientou a importância do envolvimento multisetorial face às novas propostas técnicas que surgiram no mundo no último ano e que precisam de profissionais especializados na comprovação cientifica e estudos laboratoriais para formação de um senso comum na sociedade, destacando ainda a importância da busca de soluções globais uma vez que a situação está em todo o mundo.

* O médico Paulo Saldiva, que destacou o controle preventivo ao coronavírus, além da vacinação, protocolos exigidos como máscaras e álcool gel, distanciamento social, uma das ações mais importantes neste momento para permitir a circulação do ar com a ventilação nos ambientes internos, sendo essas ações complementares para diluição dos contaminantes eventualmente presentes no ar;

O engenheiro Leonardo Cozac, diretor de operações da ABRAVA e membro do Qualindoor, um dos idealizadores do PNQAI, é responsável por apresentar um panorama geral das próximas ações e desafios do Comitê Gestor do Plano (CG). Entre as etapas de atuação está a criação de 4 GTs: GT Técnico Normativo, GT Comunicação e Eventos, GT P&D e GT Administrativo, que irão tratar várias frentes: geração de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e acesso à informação; simplificação dos marcos normativos e regulatórios, incluindo a revisão dos padrões de qualidade do ar interno; capacitação nacional e padronização dos agentes fiscalizadores e profissionais do setor; plano de fomento a ações de QAI; implantação de programa de certificação de ambientes, produtos e serviços; redução de fontes de contaminação interna, bem como tratamento de ar externo; entre outras ações.

A realização da primeira reunião teve por objetivo oficializar o início de trabalho do CG juntos às entidades que manifestaram apoio ao PNQAI. Alguns representantes de entidades apoiadoras manifestaram publicamente o apoio ao movimento e destacaram a importância e sinergia do tema QAI com as ações em andamentos nos órgãos representados.

Durante os contatos e convites junto às entidades nos últimos meses, houve apresentação do Plano à Senadora Mara Gabrilli. Imediatamente, ela se interessou pela causa e levou a temática da Qualidade do Ar Interno para a plenária do Senado Federal, colocando em pauta a oportunidade da atualização da Constituição Federal, garantindo a todos os brasileiros o direito fundamental a um ar de qualidade, inclusive em ambientes internos, ganhando força e apoio de pelo menos 30 Senadores. Na reunião do Comitê Gestor, a senadora foi representada pelo seu Chefe de Gabinete, Sérgio Portilho Simão.

Cerca de 70 profissionais das mais de 30 entidades que apoiam o PNQAI participaram da reunião, entre elas: ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, ABRITAC, ABNT, ABRAFAC, ABRALIMP / INSERVICE, ASBRAV, ASHRAE Brasil Chapter, Associação Paulista de Medicina, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CNCR / SIMMMEF, CONFEA, Conselho Federal de Química, CREA-MG, CREA-SC, CREA- SP, Green Building Council IBI - Instituto Brasileiro de Impermeabilização, Movimento da Construção Saudável–MCS, NSF INTERNATIONAL, SBCC Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, Secretaria Municipal de Saúde COVISA, Senado Federal, SENAI, SINDRATAR, SMACNA, Universidade de Brasília, CAU-DF, Vigilância Sanitária - BA / Fiocruz.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.