O Exército e as polícias Militar e Civil deflagraram na madrugada desta quinta-feira (13) uma grande operação no município de Angra dos Reis, na Região Costa Verde fluminense, mais especificamente nas comunidades de Parque Belém, Areal, Sapinhatuba (I, II e III), Lambicada, Camorim Grande e Camorim Pequeno.
Participam operação 2.230 militares das Forças Armadas, 160 policiais militares e 70 policiais civis, com o apoio de meios blindados e aeronaves.
Até o início da tarde, dez suspeitos haviam sido presos e um corpo foi encontrado na área de Sapinhatuba II (confronto entre facções na noite anterior). Foram apreendidos um carregador de fuzil, um uniforme da Polícia Militar, drogas variadas em grande quantidade (em contabilização), 63 bisnagas de explosivos, 20 metros de estopim para detonação, cinco granadas caseiras, dois radiocomunicadores, dois telefones celulares, um coldre de pistola, além de 1.800 revistas realizadas em pessoas e veículos. Não houve confrontos.
Estão sendo realizados o cerco, a estabilização dinâmica das áreas e a remoção de barricadas.
Agentes policiais verificam denúncias de atividades criminosas, em especial as ligadas ao tráfico de drogas. Mandados judiciais poderão ser cumpridos.
As tropas efetuam a distribuição de folhetos impressos solicitando a colaboração da população. São oferecidos dois canais: um telefone para denúncias anônimas (0300-253-1177) e um e-mail para dúvidas, reclamações, comentários e sugestões ([email protected]).
Estima-se que os efeitos positivos das ações serão percebidos diretamente por 22.800 pessoas, influenciando ainda, de modo indireto, outras 146.470, num total aproximando de 170.000 residentes.