A DuPont, líder mundial em proteção pessoal, que já oferece amplo portfólio para soluções de proteção balística, começa a integrar ao seu portfólio, no Brasil e no resto do mundo, a Tecnologia Core Matrix™, estrutura de tecido monolítico que pode reduzir significativamente traumas, enquanto aumenta o desempenho balístico e de proteção contra fragmentação para a defesa de militares e policiais.
A DuPont já disponibiliza um amplo portfólio de soluções no segmento de Defesa. Com a Tecnologia Core Matrix™, a multinacional acrescenta uma tecnologia patenteada globalmente e única a suas especialidades, completando seu portfólio no segmento militar e policial. A Tecnologia Core Matrix™ foi adquirida da Tex Tech em acordo anunciado em fevereiro deste ano pelas duas multinacionais.
A Tecnologia Core Matrix™ melhora de 10% a 15% o desempenho de tecidos de proteção balística e fragmentação. Com dispersão de energia em 360°, fornece proteção superior contra tiros nas bordas, ataques à queima-roupa ou múltiplos e ameaças especiais. Além disso, é especialmente flexível e leve, garantindo conforto incomparável em coletes.
A DuPont vai oferecer a tecnologia a um valor competitivo no mercado. O novo modelo de negócios prevê integração vertical da cadeia logística, processo de fabricação otimizado, o que refletirá em um melhor custo-benefício para seus clientes. Essa nova plataforma de produtos poderá rapidamente dispor das últimas gerações de Kevlar®, acelerando o lançamento de novos produtos.
Para saber mais sobre a novidade, o Portal Eu, Rio! entrevistou o engenheiro militar e especialista em materiais Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina e executivo brasileiro que lidera integração global de nova tecnologia adquirida pela empresa.
Marcelo Fonseca. Foto: Divulgação
Portal Eu, Rio!: O que é e para quem é indicada a Tecnologia CoreMatrix?
Marcelo Fonseca: A Tecnologia Matrix™ é uma das novas soluções de proteção balística incorporadas ao já amplo portfólio da DuPont. É uma estrutura de tecido monolítico e tridimensional que pode reduzir significativamente traumas em pessoas alvejadas por disparos de armas de fogo. Trauma é o deslocamento de ondas de choque do impacto balístico para o interior do corpo. Quanto menor o trauma, menor o risco de danos aos órgãos internos, menor o risco de hemorragias, por exemplo. Essa tecnologia também aumenta a resistência balística e de proteção contra fragmentação de pequenas explosões, como granadas, algo muito importante para a saúde e defesa de militares e policiais.
PER: Como é desenvolvida essa nova tecnologia?
MF: A nova tecnologia foi adquirida pela DuPont da Tex Tech Industries em acordo anunciado em fevereiro deste ano pelas duas corporações. A combinação das já robustas soluções atuais de proteção balística da DuPont, como as mais diversas estruturas à base de Kevlar®, com a nova tecnologia vai oferecer o mais abrangente portfólio global no segmento de segurança pessoal de agentes de defesa e de segurança. Outro grande benefício é aliar excelente flexibilidade à proteção contra ampla gama de ameaças. Esse ganho de ergonomia é essencial para não prejudicar a destreza e mobilidade do usuário, que dura mais na ação maximizando seu rendimento operacional.
PER: Quanto e como é a melhoria no desempenho?
MF: A Tecnologia CoreMatrix™ permite ganho de 10% a 15% no desempenho de coletes de proteção balística e fragmentação. Isso graças à dispersão de energia em 360°, além de proteção superior contra tiros nas bordas, ataques à queima-roupa, múltiplos disparos e também contra algumas munições especiais. Sempre, é claro, assegurando um super ganho de ergonomia, em função da maior flexibilidade, que se traduz como conforto ao usuário.
Parte do plano dessa aquisição é a DuPont oferecer a tecnologia a um valor mais competitivo ao mercado. O novo modelo de negócios prevê integração vertical da cadeia logística e processo de fabricação otimizado, o que refletirá em um melhor custo-benefício para seus clientes. Essa nova plataforma de produtos poderá rapidamente dispor das últimas gerações de Kevlar®, acelerando o lançamento de novos produtos em todo o mundo – e esse mesmo portfólio é o que se oferece no Brasil.
PER: Qual a importância para a proteção balística de militares e policiais?
MF: A proteção balística salva vidas. Por mais de 50 anos Kevlar® vem salvando milhares de vidas em todo o mundo e esse legado é respeitado pelos agentes de defesa e segurança.
Sabendo disso, a nova Tecnologia CoreMatrix™ brinda ao usuário melhor ergonomia com ganho de proteção, o que permite que nossos heróis diários trabalhem no ápice de suas potencialidades.