O Rock in Rio vai doar 50 toneladas de alimentos como parte da campanha contra a fome em parceria com a ONG Ação da Cidadania. O movimento conta com o site
rockinrio.com/doe que está disponível para quem quiser participar da iniciativa.
A primeira doação é feita em parceria entre a organização do festival e o grupo Dreamers, um conglomerado de comunicação do qual o festival faz parte. Com isso, e expectativa é mobilizar outras empresas e, dessa forma, multiplicar este número para atender mais famílias numa grande corrente do bem.
Não há valores estipulados para as doações. Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, ressalta: "vivemos um momento assustador, em que muitas vidas são perdidas para essa doença que assola o mundo. Graças ao imenso apoio do povo brasileiro, de empresas privadas e de diversas instituições, temos conseguido dar continuidade ao combate à miséria em todo o país. Não existe vacina contra a fome. O melhor remédio é a solidariedade".
Para o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, a situação da fome no país é crítica e este assunto precisa sair de conversas e ganhar atitudes.? "Não podemos mais aguardar. A população tem que ter este olhar humano e que traz esperança. O cenário é emergencial. Temos tanta urgência para isso que as instituições, empresas, governo e até pessoas físicas já não sabem mais por onde começar. Mas estamos aqui para bater tambor e ajudar a movimentar a todos com esta visão para a esperança. Todos precisamos deste sopro de positividade", diz.
Medina quer chamar a atenção para a causa a fim de impulsionar as doações. "Estamos investindo nossos esforços nesta terceira dose e cada um pode fazer sua parte para amenizar o caos humanitário que vivemos", destaca o presidente do festival, que se refere à terceira dose como a da solidariedade, somando as duas da vacina da COVID-19.
A Ação contará com o poder de mobilização social do Rock in Rio, que a partir do projeto ‘Por Um Mundo Melhor’, investe em ações socioambientais e amplifica inúmeras iniciativas já existentes.
DADOS DA FOME - Estudos apresentados nas últimas semanas pela Rede Penssam, o Instituto Ibirapitanga, a ActionAid Brasil, a Fundação Friedrich Ebert Stiftun, a Oxfam Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que 116,8 milhões de brasileiros estão vivendo em situação de insegurança alimentar no país, e que nos últimos seis meses, a pobreza praticamente triplicou no Brasil. Se em agosto de 2020, - 9,5 milhões de pessoas já passavam fome, no mês passado este número alcançou a marca de 27 milhões.