O Rubro-Negro encara o Vasco nesta quinta-feira (15), às 19h (Brasília), no Maracanã, pela nona rodada da Taça Guanabara. Enquanto o Rubro-Negro está quase classificado para a semifinal, o Gigante da Colina busca chegar próximo da zona de classificação. O Mais Querido chega ao clássico com mais uma Taça conquistada e com nenhuma derrota com a equipe principal, já o Vasco conseguiu conquistar a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil e vem de oito partidas consecutivas sem perder.
A novidade no Flamengo para a partida hoje deve ser na defesa. Gustavo Henrique e zagueiro Bruno Viana devem formar a zaga titular devido aos desfalques de Rodrigo Caio, poupado, e o meia Arrascaeta, com entorse no tornozelo direito. William Arão deve jogar no meio de campo. O goleiro César, o meia Thiago Maia e o atacante Pedro seguem no departamento médico, mas ficarão como opções no banco de reservas.
As duas novidades no elenco vascaíno, Vanderlei e Rômulo, ainda não estão regularizados para jogar hoje. Cabo deve manter a escalação que iniciou na partida contra o Tombense, na Copa do Brasil. A dúvida é se Andrey vai ter condições de jogo. Caso não possa jogar, seu substituto será Bruno Gomes.
O Flamengo precisa, apenas, de um empate para retomar a primeira colocação na tabela. Se vencer, o Mais Querido abre dois pontos de vantagens sobre o Volta Redonda. Enquanto isso, a situação do Gigante da Colina é mais complexa. O Vasco precisa vencer para ficar três pontos atrás do quarto colocado, Fluminense, e permanecer acesa a chance de se classificar para a semifinal. Porém, se perder hoje, dará adeus à chance de ser campeão da Taça Guanabara.
O tabu que o Vasco enfrenta é grande: são quase cinco anos sem vencer o Flamengo. A última vitória do Gigante da Colina em cima do Mais Querido foi no domingo, dia 24 de abril de 2016, por 2 a 0. É o maior tabu da história do Clássico dos Milhões. De lá para cá, foram 17 confrontos, com oito vitórias Rubro-Negras e nove empates. O segundo maior tabu deste clássico foi do Flamengo, que ficou do dia 16/09/1945 ao dia 25/03/1951 sem vencer o Vasco.
As divergências de objetivos e a folha salarial não separam a grandeza e a rivalidade das duas equipes. Como diria o falecido ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, “Vasco e Flamengo é um campeonato à parte”.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VASCO
Local: Maracanã, RJ
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 19h (Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha.
FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Filipe Luís; William Arão, Gérson, Diego, e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico Rogério Ceni.
VASCO: Lucão, Léo Matos, Ernando, Leandro Castan e Zeca; Andrey (Bruno Gomes), Matías Galarza e Marquinhos Gabriel; Morato, Gabriel Pec e Germán Cano. Técnico: Marcelo Cabo.