Após a derrota sofrida pelo Vasco, na última quinta (15), com direito a péssima atuação, o Flamengo tem pela frente a Portuguesa neste sábado (17), às 21h05 (Brasília), no Estádio Luso Brasileiro, pela penúltima rodada da Taça Guanabara. Como já está classificado para a semifinal, o Rubro-Negro vai a campo com uma equipe alternativa, por estar com o pensamento na estreia da Libertadores, na próxima terça (20), contra o Velez Sarsfield, na Argentina.
Rogério Ceni vai poupar seus principais jogadores, com exceção de Rodrigo Caio, que se recuperou de lesão. Pedro também está recuperado, mas como não é titular absoluto, deve começar em campo. Assim como Pedro, João Gomes e Bruno Viana, que foram titular na última partida, também não serão poupados, por serem tratados, por Ceni, como peças alternativas no elenco Rubro-Negro. Arrascaeta segue em tratamento.
Enquanto isso a Portuguesa busca firmar sua vaga na semifinal da Taça Guanabara. A Lusa se encontra na terceira colocação na tabela, com 17 pontos e, se vencer, não só passa o Flamengo como garante a vaga para a próxima fase. A equipe de Felipe Surian ainda não perdeu para os grandes do campeonato: 1x0 em cima do Vasco; 3x0 sobre o Fluminense e empate em 1 a 1 contra o Botafogo. E vem de uma goleada expressiva por 5 a 1 na rodada passada em cima do Bangu.
Em busca de reencontrar o caminho da vitória, o Flamengo é o grande favorito para vencer este duelo. Superioridade Rubro-Negra é o que define o total deste confronto. Em 69 jogos, aconteceram 64 vitórias do Flamengo, dois empates e, apenas, três derrotas para a Lusa.
A última vitória da Portuguesa em cima do Flamengo foi há mais de 35 anos, no dia 15 de setembro de 1985, por 1 a 0, pelo Campeonato Carioca. As outras duas vitórias da Lusa, neste confronto, foram em 1982 e em 1960. Ou seja, é mais um tabu em que o Flamengo se encontra por cima. Contra o Vasco foi quebrado, resta saber se, hoje, será a vez da Portuguesa.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X FLAMENGO
Local: Estádio Luso Brasileiro, Portuguesa, RJ
Horário: 21h05 (Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Fabiana Nóbrega Pitta
PORTUGUESA: Negueti; Muniz (Watson), Pedro, Diego Guerra e Luís Gustavo; Wellington Cézar, Mauro Silva, Cafu e Romarinho (Rafael Pernão); Chay e Jhulliam. Técnico: Felipe Surian.
FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Bruno Viana e Renê; Hugo Moura, João Gomes e Pepê; Michael, Vitinho e Pedro. Técnico: Rogério Ceni.