TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cabo Frio terá programação especial voltada para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Palestras e diversas atividades sobre o tema serão realizados

Por Gabriel Gontijo em 14/09/2018 às 16:39:52

Centro Dia tem atividades para pessoas com deficiência (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio)

A Prefeitura de Cabo Frio preparou uma programação especial voltado para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 deste mês. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Poder Executivo municipal participará do evento, que foi criado por instituições de defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência como a Associação dos Deficientes de Cabo Frio, a Apae, Associação de Surdos da Região dos Lagos, Centro de Inclusão do Deficiente Visual da Região dos Lagos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Além disso, a cidade terá programação própria através do Centro Dia de Referência - unidade para atendimentos a pessoas com deficiência e familiares. As atividades serão realizadas entre segunda-feira, dia 17, e sábado, dia 22.

De acordo com a coordenadora do Centro Dia, Rosimar Lima Pereira, o evento será uma semana importante para a causa. Embora reconheça que houve avanços no que diz respeito à estrutura, a coordenadora reconhece que a conscientização deve ir além da data comemorativa.

"É um momento de muita reflexão onde defendemos, lutamos pelos direitos da pessoa com deficiência, alertando a população em relação a questões importantes como acessibilidade, inclusão na sociedade e respeito aos espaços reservados como vagas em estacionamentos, assentos especiais entre outros. Apesar dos avanços verificados, ainda temos cidades onde a estrutura dificulta a locomoção, o acesso ao comércio, ao lazer, causando prejuízos para uma vida social independente. Precisamos resolver essas questões e por isso a luta é contínua. Da mesma forma a conscientização da sociedade precisa ser constante", avaliou.

Com capacidade para atender 60 pessoas, o Centro Dia atualmente trabalha com 56 assistidos e oferece atividades como artesanato, dança, música e grupos de reflexão. Uma das atividades bastante concorrida é o mosaico, da oficina de artesanato, onde os assistidos produzem peças de decoração a partir do reaproveitamento de azulejos e outros materiais. Os trabalhos produzidos são expostos todo fim de ano, na feira especial de Natal na sede da unidade.

Em relação às atividades desenvolvidas para as famílias dos assistidos, o Centro Dia promove oficina de artesanato para as mães, que também participam de grupo de reflexão com acompanhamento, orientações e estímulos de equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais.
O Centro Dia de Referência funciona das 8 às 17 horas na Avenida Vitor Rocha, nº 100, Parque Burle.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.