Abril é o mês de combate e prevenção ao câncer de testículos, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) corresponde a 5% do total de casos de tumores malignos em homens com idades entre 15 e 50 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de mortes pela doença no Brasil, por conta da detecção tardia, é de aproximadamente 446 ao ano.
Por isso, é importante levar conscientização e desmistificação sobre os cuidados à saúde masculina Se diagnosticado em fase inicial, esse tipo de câncer supera a marca dos 90% de chances de sucesso no tratamento.
Além da importância do autoexame, a plataforma de saúde VidaClass pode ajudar nesse processo de prevenção e diagnóstico precoce e disponibiliza consultas presenciais ou por telemedicina, exames laboratoriais, ultrassonografia da bolsa escrotal ou mesmo uma tomografia computadorizada do abdômen e da pelve, procedimentos que podem ser decisivos para a identificação e tratamento do câncer de testículo.
Foto: Divulgação
Entre os sintomas mais comuns da doença destacam-se: o aparecimento de um nódulo duro, que, na maioria das vezes, não provoca dor; alteração no tamanho do testículo (aumento ou diminuição); sensação de um peso ou dor na região abdominal e sangue na urina.
Uma ferramenta que cuida da saúde
Além da importância de autoexames e do cuidado das pessoas com a saúde e com a alimentação, a plataforma de saúde VidaClass quer ser uma ferramenta imprescindível para quem não consegue arcar com uma mensalidade de plano de saúde e não quer ficar esperando por meses na fila do sistema público de saúde brasileiro. Além da oferta de medicina tradicional com médicos e exames, a plataforma também oferece um serviço de telemedicina com profissionais e especialistas, a preços acessíveis.