Foi executada nesta terça-feira (27) uma das etapas mais importantes das obras que acontecem na RJ-163, no sul fluminense: o içamento e a instalação das vigas da ponte, que faz parte da duplicação da via. A ação aconteceu na altura do KM 19, no trecho Capelinha-Mauá.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Luiz Roberto de Souza, esteve no local e acompanhou as ações:
- Em meio a todas as dificuldades que estamos enfrentando, é um marco ver uma obra desta magnitude em andamento, a todo vapor. Além de gerar emprego, o resultado final será a melhoria desta importante rodovia, que também tem o título de "Estrada-Parque", a primeira do nosso estado - celebrou o presidente.
O título destacado por Luiz Roberto se justifica porque a RJ-163 observa rigorosamente conceitos ecológicos, tais como passagens subterrâneas e aéreas para animais, conforme estabelecido pelo Decreto Estadual 40.979/2007.
Foto: Divulgação
O trecho de serra está recebendo intervenções do DER-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades, com obras de complementação no trecho Penedo - Capelinha, com restauração, implantação de acostamento e terceira faixa, além da construção de duas pontes e alargamentos e reforço de outra, com extensão de mais de 11 km. A previsão de conclusão é no segundo semestre de 2022.
A RJ-163 é uma estrada do estado do Rio de Janeiro que liga a rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, ao distrito de Visconde de Mauá, no município de Resende, conectando importantes pontos turísticos na região do médio-Paraíba fluminense.