TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Operação investiga milicianos que atuam em condomínio de Queimados

Ação tem como objetivo apreender equipamentos eletrônicos e obter novas provas para embasar investigação que apura envolvimento da organização criminosa na região

Por Portal Eu, Rio! em 05/05/2021 às 13:00:50

Foto: Divulgação Prefeitura Queimados

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro, por meio da 55ª DP (Queimados), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MPRJ) deflagraram, nesta quarta-feira (05), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra milicianos que atuam em um condomínio de Queimados, na Baixada Fluminense.

A ação tem como objetivo apreender equipamentos eletrônicos e obter novas provas para embasar a investigação, que apura o envolvimento da organização criminosa na região. As diligências também visam coibir o crime de furto de energia elétrica.

De acordo com as investigações, a quadrilha tomou o controle e promove atividades ilegais em um condomínio do programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Queimados, onde cometem ameaças, extorsões e cobrança de taxas indevidas. Moradores que se negavam a pagar eram assassinados.

Os alvos da operação são dois homens apontados como chefes da organização criminosa. Um deles é síndico de um condomínio, situado na Estrada das Piabas, em Queimados. O outro seria ex-funcionário da empresa que fornece energia elétrica na região. Um terceiro envolvido, conhecido como "Macaco-prego Louco", foi preso preventivamente na "Operação Hunter", deflagrada em julho de 2019 pelo Gaeco, Delegacia de Homicídios da Baixada (DHBF) e pela Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar.

O grupo é investigado pelos crimes de formação de milícia privada, furto de energia elétrica, extorsão a moradores e coações sofridas por motoristas de aplicativos e vendedores de gás, que são proibidos de entrar no condomínio.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.