TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Saída de cena de Paulo Gustavo deflagra homenagens e indignação

Paulo Coelho postou declarações do presidente, sob o sugestivo título "Assassinos de Paulo Gustavo"

Por Portal Eu, Rio! em 05/05/2021 às 18:02:02

Expoente e precursor de uma nova geração de artistas, Paulo Gustavo continuará no coração de cada brasileiro. Foto: Divulgação

Até ontem, às 21h12, aquele que era sinônimo de alegria e irreverência, agora tornou-se símbolo de comoção nacional e tristeza, em especial, da querida Niterói, cenário perfeito em que a impagável, magnética, carismática, mas não menos amorosa Dona Hermínia (características da personalidade do próprio ator), serviu para perpetuar, a um só tempo, o amor à mãe, Dona Déa Lúcia, e à ‘Cidade Sorriso’.

De 'homenageador', Paulo Gustavo agora virou alvo do mesmo amor demonstrado em vida por todos, pois seu desaparecimento precoce deu lugar à uma série de propostas com o propósito de eternizá-lo na memória do brasileiro. Uma delas foi apresentada hoje (5), no twitter, pelo prefeito de Niterói, Alex Grael. Ela consiste na troca de nome da atual rua Coronel Moreira Cezar – uma das principais vias de Icaraí, bairro em que morava o ator – por rua Paulo Gustavo. A consulta pública para essa finalidade já está disponível, pelo endereço (consultas.colab.re/PauloGustavo).

Dor imensa

“Recebi a notícia da morte do Paulo Gustavo com uma dor e tristeza imensas no coração. Um jovem cheio de vida e alegria contagiante, que lutou bravamente contra a Covid-19, mas, infelizmente foi vencido por esta doença”, assinalou Grael, acrescentando que o artista "reunia talento, carisma e empatia, qualidades que o fizeram conquistar o coração não só dos niteroienses como dos brasileiros".

Mais adiante, o prefeito completou, afirmando que "sua inteligência privilegiada e humor contagiante se tornaram sua marca registrada. Assim como todo niteroiense, eu sentia um orgulho enorme de vê-lo brilhar nos palcos e telas”.

A iniciativa do mandatário papa-goiaba foi acompanhada pela vereadora Wal Nictheroy, ao justificar a mudança da “Rua Moreira César, que homenageia o Coronel Corta Cabeças da Guerra de Canudos, por Rua Paulo Gustavo! Nossa estrela merece todas as homenagens no bairro que sempre foi presente em suas produções”.

Outra iniciativa nesse sentido partiu do vereador mais votado de Niterói, Professor Túlio (PSOL) ao anunciar ter protocolado duas propostas, uma para colocação, pela Prefeitura local, de uma estátua no Campo de São Bento, um dos locais preferidos de ‘Dona Hermínia’, de forma a imortalizar o artista. A outra seria a mudança de nome, do atual Cinema Icaraí - ainda em reforma - por Centro Cultural Paulo Gustavo.

Paulo Coelho 'cirúrgico'

Mas, além das demonstrações explícitas de apreço pelo artista, também houve espaço para o protesto indignado, como aquele exposto pela celebridade internacional da literatura, o escritor Paulo Coelho, cirúrgico ao apontar as ‘causas’ do falecimento de seu xará comediante.

Sob o título “Assassinos de Paulo Gustavo”, ele relembrou as frases disparadas pelo presidente Bolsonaro, ao longo da crise sanitária, mas sem fazer menção direta a ele, mas que são conhecidas por todos: “quem dizia ‘é só uma gripezinha’; “não passa de 200 mortes”; “cloroquina resolve”; “gente morre todo dia”; “Lockdown destrói o país”; “máscara nos faz respirar ar viciado”; “eu obedeço ao comandante”, fechando a postagem como um “E por aí vai. Canalhas da pior espécie”.

Aplauso merecido

Outra homenagem que promete ser emocionante é o aplauso da população niteroiense a um dos seus filhos mais ilustres, hoje às 20h, depois que Grael decretou luto oficial de três dias, em razão de seu falecimento.

Igualmente pelas redes sociais, a família informou que o corpo de Paulo Gustavo seria velado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, enquanto sua cremação está prevista para amanhã (6), em local não divulgado e restrito a familiares e amigos.

Legado de valentia

Depois de lutar pela vida por quase dois meses, Paulo Gustavo não resistiu, ontem à noite, às complicações inerentes a uma embolia pulmonar, que tornaram irreversível o seu já grave quadro de saúde, decorrente de sua contaminação pela covid-19. Fica o exemplo de artista e ser humano ímpares à posteridade. Que venham outras ‘Hermínias’ que nos inspirem com sua valentia a enfrentar o dia a dia de um país tão desigual e injusto.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.