A vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro ganhou mais um fôlego nesta quinta-feira (6/5). O calendário divulgado pela secretaria municipal de Saúde inclui agora duas faixas etárias dos grupos prioritários por dia de vacinação, sendo uma de manhã e outra a tarde. Anteriormente, somente uma idade era contemplada por dia.
Assim, na manhã de quinta, a vacinação foi para quem tem 53 anos e à tarde para quem tem 52 anos, desde que faça parte dos grupos prioritários.
Nesta sexta (7/5), serão vacinadas pessoas com 51 anos durante a manhã, e com 50 anos à tarde. No sábado (8/5), todos com mais de 50 anos e pertencentes aos grupos prioritários poderão se vacinar.
Para pessoas com síndrome de Down ou doença renal crônica, o município decidiu retirar a ordem de idade. Qualquer um com mais de 18 anos poderá procurar um posto para vacinação. O mesmo havia sido decidido para gestantes e mulheres que acabaram de ter bebê e tenham comorbidades.
De acordo com o painel Rio Covid-19, desde o dia 17 de janeiro, quando começou a vacinação na capital fluminense, 1.571.982 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante. Deste total, 96,1% são pessoas com 60 anos ou mais.