O deputado federal Chico D`Angelo (PDT) apresentou, na última quarta-feira (05), projeto para dar o nome de Paulo Gustavo à ponte Rio-Niterói. A medida homenageia o ator niteroiense e retira da obra o nome de Costa e Silva, general que presidiu o Brasil e foi responsável pela edição do AI-5.
“O Plano Nacional de Direitos Humanos prevê que não mais sejam homenageados, a partir do batismo de logradouros públicos com seus respectivos nomes, indivíduos que notadamente tenham cometido crimes e perpetrado violações dos direitos humanos no período da Ditadura Civil Militar de 1964-1985”, justificou o parlamentar, lembrando ainda que que Costa e Silva foi responsável por momentos sombrios da história brasileira, com a edição do famigerado Ato Institucional nº5.
Chico D`Angelo ressaltou que a medida contribuirá para passar a limpo aspectos da história do pais, sem revanchismos mas como senso de justiça.
“Dar a denominação da ponte Ator Paulo Gustavo será um marco histórico, um legado à cidadania, a resistência das artes, da cultura, à democracia e uma homenagem às vítimas de Covid-19 no Brasil”, afirmou
Fonte: Agência Brasil