A vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa neste domingo (9), no Maracanã, colocou o Fluminense na final do Campeonato Carioca mais uma vez. Mas, além disso, ajudou a consolidar o ótimo início de temporada do Tricolor, que chegou a dez jogos de invencibilidade.
A última derrota da equipe comandada pelo técnico Roger Machado foi há mais de um mês, no dia 26 de março, contra o Volta Redonda, na estreia dos titulares que voltavam de férias na temporada. Desde então, são seis vitórias e quatro empates, um aproveitamento de 73,33%.
Nessas dez partidas, sete foram pelo Campeonato Carioca (cinco vitórias e dois empates) e três pela CONMEBOL Libertadores (uma vitória e dois empates). A última sequência de dez partidas sem derrota havia sido entre 16 de novembro de 2019 e 29 de janeiro de 2020. Para Roger Machado, o balanço da temporada é altamente positivo.
"A avaliação do trabalho é positiva. Não apenas pelos resultados que nos levaram à final e que nos colocaram no primeiro lugar no grupo da Libertadores até o momento, mas porque faço parte de um grupo especial e de um clube especial, que trabalha com muita seriedade, buscando o melhor sempre. Isso que me deixa feliz de fazer parte desse projeto. De um clube onde fiz história e que continuo construindo história também", disse o treinador após a partida contra a Portuguesa.
Depois da classificação para a decisão do Estadual, o Fluminense vira a chave e volta suas atenções para a disputa da Libertadores. Na liderança do Grupo D com 5 pontos, o Time de Guerreiros volta a campo nesta quarta-feira, às 21h, quando enfrenta o Santa Fe, da Colômbia, no Maracanã.