TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fiocruz deve receber mais duas remessas de insumo para vacinas até o fim do mês

Primeiro lote deve chegar no dia 22 e segundo no dia 29, garantindo fabricação e entrega até junho

Por Portal Eu, Rio! em 14/05/2021 às 10:02:39

Para esta sexta-feira (14), está prevista a entrega de mais 4,1 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca. Foto: Reprodução

Mais duas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) estão previstas para chegarem à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda no mês de maio. O primeiro lote deve chegar ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) dia 22 e o outro é aguardado para o dia 29. A informação foi divulgada pelo instituto nesta quinta-feira (13).

“A quantidade de IFA já disponível na Fiocruz sustentará a produção até meados da próxima semana, garantindo as entregas até a primeira semana de junho. Com as novas remessas, as entregas das três primeiras semanas de junho também estarão asseguradas”, disse a Fiocruz.

Para esta sexta-feira (14), está prevista a entrega de mais 4,1 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz no Brasil, ao Ministério da Saúde, totalizando 34,3 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o equivalente a mais de 40% dos imunizantes para a covid-19 disponíveis no país.

Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre o ritmo de fabricação de vacinas contra a Covid-19 pela Fio

“Até a chegada do IFA no dia 22, haverá uma interrupção na produção de alguns dias na próxima semana. Caso haja algum impacto nas entregas, ele será avaliado e comunicado mais à frente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, informou a fundação.

Segundo a Fiocruz, estão sendo processadas, no Centro Tecnológico de Vacinas – CTV de Bio-Manguinhos, um milhão de doses da vacina por dia, e a instituição segue avaliando alternativas para aumentar ainda mais essa capacidade.

Os insumos são enviados de uma fábrica da Astrazeneca na China, e até que o próximo carregamento chegue, a Fiocruz deve interromper a produção por alguns dias, mas garante que já tem estoques para realizar as entregas até a primeira semana de junho. E essas duas novas remessas asseguram a produção para as semanas seguintes. A fundação é a responsável pela produção das vacinas, no Brasil, e por enquanto, faz isso a partir do ingrediente ativo pronto importado.

No total, 14 remessas de Ifa foram negociadas com a Astrazeneca, e 3 ainda devem ser enviadas até o mês que vem. No instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação o ingrediente ativo é diluído, separado em frascos e passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, antes de ser repassado ao Ministério da Saúde para a distribuição aos estados. Todo esse processo leva cerca de 4 semanas, mas atualmente, graças às remessas já entregues, a Fiocruz tem conseguido produzir 1 milhão de doses por dia, e está fazendo entregas ao Programa Nacional de Imunizações todas as sextas-feiras.

A partir do segundo semestre do ano, a produção passará a ser 100% nacional, porque o contrato firmado com a astrazeneca prevê transferência de tecnologia, para que o ingrediente ativo também seja fabricado no Brasil. Com a entrega de mais 4,1 milhões de doses nesta sexta-feira, chega-se a marca de 34,3 milhões vacinas disponibilizadas. A previsão total é de que 100 milhões de doses sejam produzidas com o Ifa importado e outras 110 milhões sejam fabricadas já com o IFA nacional até o final do ano.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.