TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Falso médico atendeu 3 mil pacientes na UPA de Realengo

Itamberg Oliveira Saldanha, de 31 anos, chegou a receber a vacina contra o vírus após mentir ser profissional de saúde

Por Portal Eu, Rio! em 18/05/2021 às 20:28:53

Itamberg Oliveira Saldanha, de 31 anos, foi preso. Foto: Reprodução TV Globo

Policiais civis da 12ª DP (Copacabana) prenderam hoje (18), um falso médico que atendia na UPA de Realengo, na Zona Oeste do Rio. O criminoso, que atendia na ala de pacientes com coronavírus e realizou mais de três mil atendimentos desde janeiro deste ano, foi capturado em flagrante quando estava de plantão na unidade. Itamberg Oliveira Saldanha, de 31 anos, chegou a receber a vacina contra o vírus após mentir ser profissional de saúde.

Segundo os agentes, as investigações iniciaram após o verdadeiro médico procurar a delegacia e relatar que seus dados e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) estavam sendo utilizados por outra pessoa. No local, foram apreendidos um carimbo da vítima e um atestado de óbito assinado pelo criminoso, que vai responder por exercício ilegal da profissão da medicina, tentativa de estelionato e falsa identidade.

De acordo com a polícia, Itamberg usava desde janeiro o carimbo com os dados do médico Álvaro Pereira de Carvalho. Nesse intervalo, o falso médico teria atendido cerca de 3 mil pacientes e recebido salários da ordem somada de cerca de R$ 100 mil. Na unidade da Zona Oeste, ele chegava a atender 70 pacientes por dia e chegou a assinar um atestado de óbito

Aos policiais, Itamberg confidenciou que cursou até o sexto ano de medicina na universidade Gama Filho, mas precisou interromper o curso por falta de recursos para bancar a mensalidade. A investigação segue em andamento para apurar a prática de falsificação de documento público e falsidade ideológica.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.