Pesquisa da agência Reuters divulgada sexta-feira (21) entre japoneses revela que 70% dos entrevistados preferem o cancelamento ou o adiamento dos Jogos Olímpicos no Japão marcados para os dias entre 23 de julho e 8 de agosto. Apesar disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) garante a realização do evento, mesmo se os casos de covid-19 chegarem ao ponto de emergência no país..
O COI tenta acalmar os ânimos da população. A notícia da manutenção da programação olímpica não foi bem aceita pelos japoneses
O Comitê Olímpico Internacional informou que o Japão está preparando planos de segurança para garantir a proteção dos organizadores, atletas e de toda a população e que antes da abertura do evento 80% dos ocupantes da Vila Olímpica estarão vacinados.
De acordo com o monitor global da Reuters, o Japão imunizou até o momento 4,1 % da população; a taxa mais lenta entre os maiores e mais ricos países do mundo.
Enquanto isso, a Seleção Olímpica Brasileira se prepara para o torneio olímpico. No dia 5 de junho, a equipe do técnico André Jardine enfrenta o selecionado de Cabo Verde.
“A preparação foi interrompida por causa da pandemia, por isso essa etapa de agora será fundamental para consolidarmos nossas ideias, implementadas desde 2019. Vamos enfrentar uma equipe africana e uma europeia, escolas diferentes, e dois bons testes antes do fechamento da nossa lista”, destaca André Jardine.