Filmes inteligentes são aqueles que vão além do lugar-comum, trazendo novos olhares e discussões sobre diferentes temas e aspectos da vida humana. Mesmo que sejam incômodos ou perturbadores, são longas que valem a experiência. Para os assinantes que estão em busca de filmes assim, o Portal Eu, Rio! reuniu em uma lista de opções recentes disponíveis na Netflix. Entre os filmes selecionados, destacam-se a animação “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” (2021), de Michael Rianda; o drama “A Última Nota” (2020), de Claude Lalonde; e o suspense “Noite no Paraíso” (2021), de Park Hoon-jung. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021), Michael Rianda
Após ser aceita na faculdade de cinema, o que Katie Mitchell mais deseja é ir embora de casa, já que seus pais não acreditam no seu sonho de ser cineasta. Mas seu pai, Rick, insiste que todos viajem juntos para levá-la até a universidade. Durante o trajeto, uma revolta tecnológica ocorre e os dispositivos eletrônicos tentam tomar o controle da Terra. Os Mitchell, corajosos, decidem se unir para salvar a humanidade.
Malcolm e Marie (2021), Sam Levinson
Malcolm, um cineasta de sucesso, está voltando para casa ao lado da parceira, Marie, após o lançamento de seu novo filme. O longa é baseado na luta de Marie contra as drogas, embora ele não dê os créditos à namorada. Enquanto esperam as avaliações da crítica, Malcolm e Marie começam a discutir por questões ligadas ao filme e ao relacionamento deles. Culpas, inseguranças e arrependimentos começam a vir à tona, colocando em prova o que eles sentem um pelo outro.
Monstro (2021), Anthony Mandler
Steve Harmon é um adolescente negro que sonha em ser cineasta. Inteligente e dedicado aos estudos, ele frequenta uma renomada escola de elite. Tudo parece bem na vida de Steve, até que ele se vê envolvido em um assalto, que culmina na morte de uma das vítimas. Com apenas 17 anos, Steve enfrenta uma complexa batalha legal para provar sua inocência e ser liberado da prisão.
Noite no Paraíso (2021), Park Hoon-jung
Tae-Gu, um mafioso coreano, perde a irmã e a sobrinha em um assassinato. Seu chefe na máfia diz a ele que o crime foi encomendado por Doh, o presidente de uma gangue rival. Como vingança, Tae-Gu mata Doh e seus capangas. Depois, ele é aconselhado a se esconder por uns dias na ilha de Jeju, onde se aproxima de Jae-yeon, uma mulher encantadora, mas com um sério problema de saúde.
O Tigre Branco (2021), Ramin Bahrani
Balram é um jovem inteligente e ambicioso que cresceu numa pobre zona rural da Índia. Para sair de sua aldeia, ele aceita trabalhar como motorista de Ashok, um homem milionário. Treinado desde sempre para ser um servo, ele se torna indispensável para o patrão rico. Mas, após ser traído por Ashok, Balram se rebela e inicia uma jornada independente para deixar a pobreza e ascender socialmente.
A Última Nota (2020), Claude Lalonde
Henry Cole é um aclamado pianista que se prepara para retornar aos palcos após uma pausa da carreira, motivada pela morte de sua mulher. As apresentações são ameaçadas por suas crises de ansiedade, que agora acontecem com mais frequência, e por sua notável confusão mental. A jornalista Helen Morrison, que deseja escrever um artigo sobre Cole, dá a ele incentivo e inspiração para voltar a tocar.