TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cantor BJ Thomas, do tema de Selva de Pedra, morre de câncer aos 78 anos

Rock and Roll Lullaby e Raindrops Keep Fallin’ On My Head foram sucessos de BJ Thomas no Brasil

Por Claudio Rangel em 30/05/2021 às 12:08:59

BJ Thomas vendeu mais de 70 milhões de álbuns Foto:Wikipedia


Reprodução YouTube

Quem assistiu a novela Selva de Pedra, de Janete Clair produção da Rede Globo e exibida em 1972 e 1986, certamente vai lembrar da música que embalou as cenas românticas dos personagens Cristiano Vilhena e Simone Marques, vividos na primeira versão por Francisco Cuoco e a então namoradinha do Brasil, Regina Duarte. Era Rock and Roll Lullaby, sucesso do cantor BJ Thomas, que morreu neste sábado (29) em sua casa em Arlington, Texas, aos 78 anos por complicações causadas pelo câncer de pulmão em estágio quatro.

A canção significa algo como um rock para ninar. Simbolizou bem aqueles tempos que evocavam certa ingenuidade a respeito do mundo e estimulavam o escapismo de boa parte dos brasileiros em relação à política nacional, em plena ditadura militar. Como exemplo, os militares chegaram a exigir alteração na trama. Achavam que o triângulo amoroso entre Cristiano, Simone e Fernanda não ficava bem para o tipo de sociedade que desejavam impor. Vivíamos na verdadeira selva de pedra.

BJ Thomas conquistou a América com voz suave, melodiosa e tranquilizadora. Talvez por isso tenha feito tanto sucesso no Brasil da época, manchado de sangue de desaparecidos políticos, censuras, perseguições a estudantes e agressões. Suas músicas, por poucos momentos, desviavam a atenção dos problemas nacionais.

Outra participação marcante de Thomas, sua interpretação da canção de Burt Bacharach, Raindrops Keep Fallin’ On My Head, tema do filme Butch Cassidy and the Sundance Kid, um western americano de grande sucesso em terras brasileiras.

Vida de sucesso

Billy Joe Thomas nasceu em Oklahoma e mudou-se para Houston, Texas com sua família. Lá ele cresceu ouvindo estilos musicais diferentes. Suas influências musicais incluem o folclore tradicional dos EUA, além de Gospel e Blues. Ele começou a cantar na igreja quando criança e na adolescência juntou-se à banda Triumphs, de Houston.

A carreira de BJ Thomas foi vitoriosa. Intérprete de vários gêneros, incluindo country, pop e gospel. Seus sucessos foram premiados por indicações a prêmios internacionais como o Grammy, desde seu surgimento na década de 1960.

O primeiro gosto do sucesso de Thomas veio em 1966, quando ele gravou “I'm So Lonesome I Could Cry” com o produtor Huey P. Meaux. Lançado pela Scepter Records, alcançou a oitava posição nas paradas pop e se tornou seu primeiro single de bilheteria. Ele lançou o single seguinte, “Mama”, e lançou seu primeiro álbum solo no mesmo ano.

Thomas vendeu mais de 70 milhões de álbuns. Foram oito sucessos em primeiro lugar e 26 singles no Top 10 em seus mais de 50 anos de carreira na indústria musical. Sua longa história nas paradas o levou a ser nomeado um dos 50 artistas mais tocados da Billboard nos últimos 50 anos. Êxitos memoráveis ??como "I Just Can Help Believing", "Don't Worry Baby", "Whatever Happened To Old Fashioned Love", "New Looks From An Old Lover" e "Hooked on a Feeling" fazem parte de sua história.

O cantor deixa sua esposa Glória, de 53 anos,e três filhas e quatro netos. Em seu site, ele resume sua vida e objetivos com um texto:

“Tive uma vida maravilhosa, fui um marido e um pai que cuida dos filhos e agora sou um avô, e estou motivado como todos esses professores e pregadores e mães e pais para ajudar meus filhos a crescer com caráter e respeito próprio. Espero que não pareça muito grandioso, mas é isso que significa. É o que tentei fazer com a minha música e com a maior parte da minha vida. ”

Os familiares de BJ Thomas querem manter privado o funeral do artista. Ao invés de flores, pedem doações in-memoriam para as organizações Mission Arlington, Tarrant Area Food Banke a SPCA do Texas.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.