O governo do estado do Rio de Janeiro inaugurou no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) o primeiro ambulatório multidisciplinar da rede de saúde pública do país para tratamento de sequelas da Covid-19 em evento na tarde desta segunda-feira (31),
O Hupe está ligado à Universidade de Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo a direção da unidade de saúde, a expectativa é atender, por semana, 300 pacientes que serão encaminhados pelo Sistema de Regulação (SISREG). O governador Cláudio Castro estará presente na cerimônia de inauguração, às 16 horas.
A equipe clínica responsável pelos atendimentos inclui médicos especialistas como cardiologistas, neurologistas, nefrologistas e clínicos, além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Todos os profissionais já têm experiência no enfrentamento da doença.
Desde 2020, o Hupe já trabalha com atendimento de pacientes que tiveram sequelas do novo coronavírus. O que antes era uma ala, agora se transformou em um ambulatório específico com cuidados especiais.