TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Multinacional francesa EDF quer ampliar investimentos no estado do Rio

Companhia será responsável por R$ 200 milhões em impostos até 2024

Por Portal Eu, Rio! em 04/06/2021 às 17:38:13

A EDF Norte Fluminense, subsidiária brasileira da multinacional francesa de energia Électricité de France – EDF, quer ampliar seus investimentos no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a companhia, até 2024, será responsável por R$ 200 milhões em impostos.

Representantes da empresa, que já tem uma termelétrica em Macaé, no Norte Fluminense, reuniram-se com representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro. No encontro, o CEO da EDF Norte Fluminense, Emmanuel Delfosse, elogiou os esforços do Governo do Rio para incentivar e fortalecer o setor de gás natural.

- A nova lei do gás e a atuação proativa do poder executivo fluminense são fatores importantes para incentivar os investimentos nesse setor e implementar o novo mercado de gás no Estado, já que a competitividade avançou bastante com as medidas relativas ao ICMS do gás - afirmou Delfosse.

- O Governo do Estado está alinhado com o setor produtivo do gás natural, levando ao Senado e à Agência Nacional de Petróleo (ANP) reivindicações visando a melhoria do ambiente de negócios para os investidores da área de energia - afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Leonardo Soares.

A Usina Termelétrica Norte Fluminense, em Macaé, tem capacidade instalada de 826 MW e é tida como a mais eficiente entre as térmicas em operação no País e no portfólio do Grupo EDF. A unidade é movida a gás natural produzido na Bacia de Campos e está em operação desde 2004, gerando energia para 2,5 milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro.

Em outubro de 2020, a EDF Norte Fluminense encaminhou ao Ibama o projeto para construção da Usina Termelétrica Norte Fluminense 2. A unidade terá 1.713 MW de potência instalada para geração de energia elétrica a partir da queima do gás natural, que corresponde a 19% da capacidade de geração instalada no Estado do Rio de Janeiro, podendo atender ao consumo de cerca de 5,2 milhões de pessoas em todo o País.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.