Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dia do Doador de Sangue

Banco de sangue do Pedro Ernesto participa do 'Junho Vermelho'

Vão ser realizadas diversas ações ao redor do mundo para relembrar a importância da doação


Foto: Divulgação Governo do Rio

O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), está participando da campanha Junho Vermelho, lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. Ao longo de todo o mês, vão ser realizadas diversas ações ao redor do mundo para relembrar a importância da doação.

Para Flávia Miranda, professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, a data é de extrema importância, ainda mais nos dias de hoje. A unidade fica em Vila Isabel, na Zona Norte da capital.

- A pandemia tem afastado os doadores, mas agora é quando mais necessitamos, pois estamos com dois públicos hospitalizados: os pacientes com Covid-19, que ficam por mais tempo no CTI; e os demais pacientes internados por outros motivos - explicou.

O Banco de Sangue está em estado crítico, principalmente dos tipos O+ e A+. O procedimento de doação, desde a chegada no hospital até a saída, dura cerca de 50 minutos e é acompanhado de medidas protetivas.

- Nós seguimos todas as regras sanitárias de distanciamento e higienização. Os voluntários ficam em locais isolados. Desde o momento da triagem até a coleta, há distância segura entre os doadores. Além disso, o Banco de Sangue fica do lado de fora do Hupe, então não há contato com pessoas internadas - ressaltou.

Quem preferir pode agendar horário pelo telefone (21) 2868-8134, mas as doações também ocorrem sem horário marcado. É preciso apresentar documento com foto que permita a identificação do doador.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de Setembro, 109, Vila Isabel, Zona Norte do Rio. A Uerj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Seja solidário, ajude a salvar vidas!

Tire dúvidas:

Quem teve Covid-19 pode doar sangue? Sim.

- Com sintomas leves, aguardar 30 dias após o fim dos sintomas.

- Com sintomas graves e internação, aguardar 12 meses.

Quem tomou vacina pode doar? Sim.

- Sinovac/Butantan: aguardar 48 horas para doar.

- AstraZeneca/Fiocruz (Oxford): aguardar 7 dias para doar.

- Pfizer: aguardar 7 dias para doar.

- Influenza (contra a gripe): aguardar 48 horas para doar.


Doação sangue Junho Vermelho banco de sangue Pedro Ernesto

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!