TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Zé Delivros leva leitura a casa de moradores de Queimados na pandemia

Projeto foi concebido durante o Festival de Literatura da Baixada Fluminense (FLIBA)

Por Portal Eu, Rio! em 15/06/2021 às 19:40:35

Fotos da matéria: Divulgação

Lançado no início de Maio de 2021, o projeto Zé Delivros, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados, atende a cidade levando cultura e lazer para leitores que estão impedidos de usar a biblioteca durante a pandemia de covid-19.


De acordo com a idealizadora do projeto Zé Delivros, Daiane Brasil, foi uma construção coletiva. "Foi a solução para que não abrissemos fisicamente a biblioteca por conta da pandemia. Então, resolvemos entregar os livros nas casas", conta.


Daiane Brasil

O projeto foi concebido durante o Festival de Literatura da Baixada (FLIBA), que aconteceu em Queimados entre os meses de março e abril, realizado pela Lei Aldir Blanc em parceria a Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados.

Segundo o Secretario de Cultura e Turismo de Queimados, Rômulo Sales, o processo de leitura aliado à educação e cultura, tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento humano, além de contribuir fortemente com o lazer nesse período pandêmico. "O Zé Delivros, acaba facilitando e promovendo esse encontro com os leitores que estão impedidos de sair de casa", afirma.


Rômulo Salles

A iniciativa atende todos os protocolos sanitários vigentes, desde a higienização e quarentena de 14 dias dos livros entre os leitores, até a entrega e recebimento. Para usar o serviço, o leitor entra no Instagram da Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados (@semucturqueimados) ou na rede social do Biblioteca de Parque Padre de Sá (@bibliotecapadresa), escolhe o Livro na relação da biblioteca, entra pelo aplicativo Whatsapp, envia uma mensagem para 21 97517-0095, faz o cadastro, combina a entrega do livro e aguarda o livro em casa no prazo máximo de 15 dias, dependendo do fluxo de pedidos.


Usuários

Giancarlo Faria da Silva , morador da Baixada Fluminense, achou a ideia interessante. "Estimula a diversidade nesse tempo de pandemia, onde o acesso a biblioteca está restrito e a população precisa ter acesso à cultura.Precisamos estar sempre mostrando para a população que precisamos ter hábitos de leitura. É legal se apropriar, abrir os horizontes. É um projeto muito oportuno para esse momento de confinamento", acredita Giancarlo.


Segundo ele, o projeto não devia parar. "Essa iniciativa estimula a população, principalmente as crianças, que são a nossa futura geração, ao hábito da leitura. É um grande projeto e devemos parabenizar a Biblioteca Padre de Sá, que está muito acolhedora e aconchegante", diz Giancarlo. Seus filhos, Arthur Castro, de 9 anos, e João Pedro Castro, de 6 anos, escolheram criteriosamente os livros que queriam ler e adoraram se aventurar na leitura.


Já a estudante Giovanna Rulles, de 14 anos, disse que só enxerga pontos positivos no ZéDelivros. “Essa campanha é incrível pelo simples fato de ajudar os leitores da nossa cidade que, muita das vezes, não tem condições de gastar dinheiro com livros e isso é incrível! Me ajuda bastante a manter o meu hábito de leitura em meio a essa pandemia e sem sair de casa. Quero pegar o máximo de livros emprestados", revela.


SERVIÇO:
Zé Delivros – Sistema de delivery de entrega gratuita de livros

Instagram para catalogo dos livros disponíveis: @semucturqueimados ou @bibliotecapadresa

WhatsApp: 021 97517-0095
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.