Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

'Coalizão Pelo Bem'

Operação prende líderes de organizações criminosas de outros estados no Complexo da Penha

Ação conjunta conta com as polícias civis do Rio, Pará e Amazonas, além da Polícia Militar do Rio


Policiais vasculham a Vila Cruzeiro atrás de chefes de facções de outros estados. Foto: Reprodução/PM

A Polícia Civil do Rio, em ação conjunta com as polícias civis do Pará e do Amazonas, e com apoio da Polícia Militar do do Rio, deflagrou a "Operação Coalizão pelo Bem", nesta sexta-feira (18).


Helicóptero da polícia sobrevoa a Vila Cruzeiro; ao fundo, a Igreja da Penha. Foto: Reprodução/TV Globo

O objetivo foi cumprir mandados de prisão contra lideranças de organizações criminosas de outros estados que se instalaram na comunidade Vila Cruzeiro, na Zona Norte, além de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de outras investigações em andamento em diversos departamentos da Polícia Civil. Também foram cumpridos mandados de prisão nos estados de Manaus e São Paulo.


Helicóptero da polícia sobrevoa a Vila Cruzeiro na Operação Coalizão pelo Bem. Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Militar do Rio apoiou a operação com cerca de 400 policiais das unidades que fazem parte do Comando de Operações Especiais. Os agentes operaram nas comunidades do Complexo da Penha, Vila Cruzeiro, Chateia, Caracol e Caixa D'água.

Uma das metas da operação foi prender um dos chefes do tráfico do Comando Vermelho mandante dos ataques em Manaus, no Amazonas, mas ele fugiu. Segundo a polícia, Mano Kaio estava escondido no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio.


Mano Kaio está escondido no Complexo da Penha. Foto: Rede Social

Os investigados na operação também são suspeitos de enviar mais de R$ 126 milhões para fortalecer facção criminosa no Amazonas e comprar armas e drogas. Durante a investigação, a polícia ainda identificou que a estrutura de lavagem de dinheiro também favorecia criminosos do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Catorze suspeitos foram presos na Operação Coalizão pelo Bem, sendo oito em Manaus e dois em São Paulo. Entre eles estão Francisco de Assis Rodrigues Monteiro Junior e Raimundo Lima da Silva, no Amazonas, e Thais de Oliveira Lisboa, no bairro Brasilândia, em São Paulo.

O Amazonas viveu uma onda de violência entre 6 e 8 de junho. Ônibus, delegacias, viaturas policiais, ambulâncias, prédios públicos e agências bancárias foram incendiadas e alvo de tiros.




Operação líderes organizações criminosas Vila Cruzeiro Coalizão Pelo Bem

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!