Dificuldade para urinar, jato fraco, interrompido, ou que exige um esforço abdominal grande, são alguns dos sintomas causados pelo estreitamento da uretra (estenose), tubo onde a urina passa ao sair da bexiga. Qualquer estreitamento nessa via pode provocar grande risco de infecção urinária, lesão renal irreversível prejudicando, inclusive, a relação sexual.
O urologista Ubirajara Barroso criou uma técnica cirúrgica onde utiliza o tecido da mucosa oral que faz ampliar a uretra melhorando o jato da urina, preservando a integridade do tecido e permitindo a fixação do enxerto de forma mais eficaz.
Urologista Ubirajara Barroso. Foto: Divulgação
Pacientes que tiveram problemas provocados por traumatismos, infecções sexualmente transmissíveis, cirurgias da próstata entre outras causas têm obtidos resultados positivos.
O estudo dessa nova técnica foi publicado no International Brazilian Journal of Urology (IBJU) onde é apresentada a eficácia do tratamento e a evolução de pacientes após as cirurgias. Este procedimento já é realizado em várias unidades de saúde em todo o Brasil.