Policiais civis da 74ª DP (Alcântara) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam, nesta segunda-feira (21/06), a segunda fase da Operação Estrada Segura. O objetivo é combater crimes cometidos na BR-101, na altura de São Gonçalo.
Os agentes cumprirão mandados de prisão contra indivíduos suspeitos de roubos de cargas e outros bandidos envolvidos em assaltos com privação de liberdade, roubos de veículos, crimes de extorsão, tráfico e associação ao tráfico de drogas. Os alvos foram determinados a partir de investigações da 74ª DP, com auxílio da PRF.
Entre os mandados que serão cumpridos há dois contra o líder do tráfico da comunidade de Guaxindiba, em São Gonçalo. Segundo as investigações, ele vem loteando terrenos e expulsando moradores que não aceitam pagar a quantia imposta pela área, que pode variar de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Quem não aceita pagar por esses valores é expulso de sua casa ou tem seu terreno invadido. De acordo com os agentes, o criminoso é um dos autores do duplo homicídio que vitimou a mulher que negociava os terrenos e seu marido.
A operação também tem como objetivo retirar veículos irregulares que são usados nos deslocamentos dos bandidos, reprimir a ação de mototaxistas associados ao tráfico de drogas e remover barricadas que possam impedir o direito de ir e vir dos moradores da região.