Após o grande sucesso da #liveshow de lançamento do seu 7º álbum, "O Samba é da Gente", com quase 90 mil visualizações no YouTube, o talentoso cantor, compositor e multi-instrumentista Wesley Nóog segue firme com seus projetos, mesmo em tempos pandêmicos. O artista está nos Estados Unidos, escrevendo seu próximo livro e realizando algumas apresentações, levando a cultura sambística à terra do Tio Sam.
Como para a internet o mundo não tem fronteiras, Nóog fará no dia 30 de junho, às 12h (de Brasília), o lançamento mundial do videoclipe do single “O Rio se Apresenta”, em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCVUiCkw_uKu_i2MTtpGAbGg).
O clipe é uma exaltação ao Rio de Janeiro e traz uma mensagem de alegria, esperança e motivação, apresentando de maneira clara e suingada o samba carioca e, sobretudo, o povo carioca e o brasileiro.
Recheado de belas imagens, Nóog apresenta o Rio como o cartão de visita do Brasil, aos pés do Cristo Redentor. Como pano de fundo, a proposta do clipe apresenta uma dinâmica de vanguarda, de forma criativa e econômica para execução do projeto, tendo um celular em punho e boas ideias.
- Penso que em meio a tantas notícias ruins e com este cenário nebuloso com mais de 500.000 mortes no Brasil, este é o melhor momento para lançar o clipe "O Rio se Apresenta", pois assim posso despertar a alegria, minimizar a dor e promover a esperança - declara-se, emocionado, o sambista.
O Rio se Apresenta é segundo clipe, que será lançado, entre os dez, de todas as faixas do CD O Samba é da Gente, que estão no projeto audiovisual do sambista, o primeiro foi o clipe Silêncio (https://youtu.be/3cEW2qXYFwc), que enaltece a luta cotidiana pela garantia de direitos, contra as discriminações e violações.
Sobre o artista
Wesley Nóog tem 20 anos de carreira e é um dos artistas de samba e soul music mais respeitados do Brasil. Com letras inteligentes e harmonias bem construídas, sua música se destaca no cenário musical nacional e internacional, com turnês entre Europa e Estados Unidos, e encontros com artistas como Seu Jorge, Zeca Baleiro, Jair Rodrigues, Chico César, Nando Reis, Olodum, entre outros.
Com influência do rock e soul norte-americanos e do samba brasileiro, Nóog tem sete discos lançados, sendo os dois primeiros com as bandas Swing & Cia e Fankalha. Seus álbuns solo anteriores foram “Mameluco Afro Brasileiro” (2008, que teve mais de 1 milhão de downloads), “Sou Assim” (2013), “Reinício” (2017). O mais recente, “O Samba é da Gente”, sai pelo seu novo selo, Mabras Music Arts. O jornalista Gilberto Dimenstein classificou o trabalho de Wesley como uma das maiores inovações da nova geração da música.
Nóog tem uma relação forte com os movimentos populares e uma atuação social marcante enquanto artista.
- Existe uma coisa chamada geografia da dor: onde os recursos materiais são escassos, nasce uma arte catártica, com possibilidade de autotransformação, tanto da pessoa quanto da realidade onde ela está inserida - lembra.
- Existem artistas que venceram essa condição, como Djavan, Tim Maia, Gilberto Gil; vieram da periferia com um poder criativo muito grande. A música é um remédio para todos os males e dá forças para continuar a caminhada - analisa o cantor e compositor.
Nóog também produz o projeto “Pôr do Samba” com a roda Jardim Suspenso, realizado há oito anos na Praia do Arpoador.
Sobre o álbum
“O Samba é da Gente” possui dez faixas inéditas e foi produzido por Paulão 7 Cordas, arranjador e diretor musical de Zeca Pagodinho e João Nogueira.
Após encontro e participação na “Gloriosa Roda de Samba”, em 2019, o maestro Paulão Sete Cordas ouviu Nóog cantar no improviso alguns clássicos e músicas autorais. Logo se interessou em produzir um trabalho do artista e nasceu ali uma nova parceria, consolidada no disco “O Samba é da Gente”, gravado no estúdio Be Happy (RJ) por Paulo Moraes e masterizado por Paulo Jeveaux no estúdio Nagringa, em Miami.
- É um álbum de samba de raiz com pés na modernidade e na tradição sambística - explica o artista.
Nóog assina cinco canções: “Casa de Irene”, “Tapete Vermelho”, “Só por Ela”, “Chora Cuíca” e “Silêncio”. No restante das faixas, Nóog tem a parceria de novos talentos do samba: “Luz de Deus” (Altair Barbosa e Wagner Nascimento), “Não Vale” (Luiz Fernando), “Nova Esperança” (Nelsinho Pereira), “O Rio se Apresenta” (Pakato do Cavaco e Gegê de Itaboraí) e “Bate Palma Aí” (Rodolfo Caruso e Juarez Amizade).
Seu sétimo álbum já alcançou a marca de mais de 4,5 milhões de pessoas nas redes sociais.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO DO VÍDEOCLIPE: "O RIO DE APRESENTA"
ARTISTA: WESLEY NÓOG
MÚSICA: O RIO DE APRESENTA
COMPOSITORES: GEGÊ DE ITABORAÍ E PAKATO DO CAVACO
GÊNERO: SAMBA
DIREÇÃO: WESLEY NÓOG
PRODUÇÃO: MABRAS MUSIC ARTS
ASSESSORIA DE IMPRENSA: AGÊNCIA SAMBRASIL / JORNALISTA MARCELO FARIA
CÂMERA: ANTÔNIO ROCHA
VIDEOMAKER: PAULO PAIQUE
MONTAGEM: ROTEIRO E SOM: MABRAS MUSIC E ARTS
FOTOGRAFIA: ANTONIO ROCHA
EQUIPAMENTO: SMARTPHONE COM LENTE 50 mm ACOPLADA
MARKETING: MABRAS MUSIC E ARTS
PARCEIROS / APOIADORES: PORTAL SAMBRASIL @portalsambrasil
MABRAS MUSIC ARTS @mabrasmusicarts
OUÇA O SAMBA “o Rio de Apresenta”:
LETRA
O RIO SE APRESENTA
WESLEY NÓOG
COMPOSITORES: GEGÊ DE ITABORAÍ E PAKATO DO CAVACO
ESTE É MEU RIO,
CIDADE MARAVILHOSA
DEIXA O HOMEM ALTIVO
E A MULHER TODA PROSA. [BIS NO REFRÃO]
RIO DE JANEIRO, DO CRISTO REDENTOR.
AS BELAS SEREIAS NAS PRAIAS,
DA BARRA À COPA, LEBLON E ARPOADOR,
PÃO DE AÇÚCAR, QUE BELEZA VISITAR
PARO PRÁ PENSAR,
EM TUDO QUE DEUS CRIOU.
ÓH, PAI! COMO SERIA BOM,
SE TODOS NO MUNDO SE AMASSEM COMO IRMÃOS.
MEU CORAÇÃO,
SE ENCHERIA DE ALEGRIA,
MESMO SABENDO,
QUE TUDO SE ACABA EM DIA.
ENQUANTO VIDA EU TIVER,
SIMPLESMENTE VOU APROVEITAR,
NO MARACA OU NO ENGENHÃO,
TORCER PARA MEU TIME, QUE ELE SEJA O CAMPEÃO.
E NOS BARES E ESCOLAS DE SAMBA,
VILA ISABEL, TIJUCA, ESTÁCIO E MANGUEIRA,
PADRE MIGUEL, NILÓPOLIS, CAXIAS,
IMPÉRIO SERRANO E A PORTELA EM MADUREIRA.
PRAIA, MULHER,
SAMBA, CERVA E FUTEBOL,
SALA DE VISITA, DESSE POVO MANEIRO,
ISTO É RIO (4X)...ISTO É RIO DE JANEIRO.
Trecho da #liveshow de lançamento do CD "O Samba é da Gente", com participação de Neguinho da Beija-Flor: https://youtu.be/wSzRkdlguwc.
SERVIÇO:
Lançamento mundial do clipe "O Rio se Apresenta"
Dia: 30 de junho de 2021
Horário: Às 12h, hora local de Brasília - Brasil
Transmissão: Canal Wesley Nóog – YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCVUiCkw_uKu_i2MTtpGAbGg)
Fonte: Portal Sambrasil