O Flamengo perdeu para o Juventude por 1 a 0, neste domingo (27), no estádio Alfredo Jaconi. Com o gol de Matheus Peixoto, o Jaconero conseguiu segurar a equipe rubro-negra que até finalizou, porém não conseguiu balançar as redes.
O primeiro tempo começou chamando a atenção para o principal destaque que foi determinante em toda a partida: O campo, que além de pesado pela chuva, dificultava a proposta do Flamengo em ter a bola e sair jogando por baixo desde trás. Um jogo mais direto, poucos toques e velocidade seria o ideal para ambas as equipes de chegar ao gol.
Raríssimos momentos em que o Flamengo conseguiu chegar se dava por uma pressão no campo de ataque, mas essas oportunidades não eram aproveitadas por errar o último passe. O Juventude parecia mais confortável e, na sua primeira chance clara, foi presenteado com falha de Matheuzinho em recuar para Diego Alves. A bola “morreu” na água e Matheus Peixoto acertou uma bela finalização, fazendo 1 a 0 para a equipe do Sul.
Na casa dos 30 minutos do primeiro tempo, o técnico Rogério Ceni resolveu tirar o ponta Michael para colocar Rodrigo Muniz. Teoricamente para não só vencer a segunda bola, como também ser outro pilar dentro da área com Pedro e Bruno Henrique.
Já no segundo tempo, o Flamengo teve três grandes oportunidades: uma bola desviada na trave, Filipe Luis finalizando na grande área e Muniz de cabeça para fora. Todas em 5 minutos. Apesar das finalizações, o Flamengo continuava com dificuldades de chegar ao gol do Juventude, sendo sempre obrigado a fazer um jogo mais direto. Quando chegava, era com grande perigo, tendo em Pedro uma referência para parar a bola e finalizar.
O Flamengo pressionou e criou, além do campo encharcado, faltou compreensão da equipe rubro-negra de que a proposta pela posse de bola como princípio estaria equivocada. Quando entenderam, já estava 1 a 0 por uma falha de recuo. O Juventude conseguiu tirar proveito da situação e gerar outras chances contra um Flamengo exposto defensivamente. Contudo, a partida terminou com apenas o gol de Matheus Peixoto.
Apesar do resultado negativo, a boa notícia para a temporada do Flamengo foi o retorno do volante Thiago Maia, afastado por uma lesão no joelho e herdando a 8 de Gerson, vendido para o Olympique de Marseille.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 1 X 0 FLAMENGO
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Juventude: Marcelo Carné, Michel, Vitor Mendes, Rafael Forster, William Matheus, Elton, Matheus, Jesus, Guilherme Castilho, Wescley, Paulinho Bóia, Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos
Flamengo: Diego Alves, Matheuzinho, Willian Arão, Gustavo Henrique, Filipe Luís, Diego, Gomes, Vitinho, Michael, Bruno Henrique, Pedro. Técnico: Rogério Ceni
Gol (s): Matheus Peixoto
Cartões Amarelos: Vitor Mendes (JUV), Matheus Peixoto (JUV) e Matheuzinho (FLA)