TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prefeito de Caxias, hipertenso e diabético, é internado pela segunda vez com Covid-19

Ele estava em uma reunião com o governador Cláudio Castro e outros prefeitos do Rio quando se sentiu mal

Por Anderson Madeira em 09/07/2021 às 18:01:21

Washington Reis (terno cinza) com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Cláudio Castro e seu irmão, o deputado estadual Rosenberg Reis. Foto: Divulgação Ascom

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, foi internado nesta sexta-feira (09) no Hospital Copa D’or, no bairro de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, com sintomas de Covid-19. Segundo a prefeitura, ele estava em uma reunião com o governador Cláudio Castro e outros prefeitos na tarde da última quinta-feira (7), quando sentiu-se mal e procurou atendimento médico no Hospital Samaritano, no Rio, onde foi submetido a exame de PCR, que deu resultado negativo. Porém, a saturação estava baixa, em 88%. Na manhã desta sexta-feira (9), ele fez novo teste, que deu positivo. O governador Cláudio Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, informaram que farão o Teste PCR para verificar se estão com a doença.

Com 54 anos de idade e com comorbidades (hipertenso e diabético), o chefe do Executivo tomou apenas a primeira dose da vacina, respeitando o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a prefeitura, ele tranquilizou parentes e amigos e informou que vai seguir o tratamento e que "em breve estará junto de todos". Reis está se recuperando bem e a expectativa é que tenha alta nas próximas 48 horas.

Essa foi a segunda vez que ele foi diagnosticado com a doença. A primeira foi em abril do ano passado, quando chegou a ser internado em um hospital privado no bairro carioca de Botafogo.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o município já registrou 1.482 casos de óbitos e 22.227 casos confirmados de Covid-19 até o momento. Sobre a vacinação, a pasta divulgou que, até o final da tarde desta sexta-feira, foram aplicadas 430.194 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 280.801 são de primeira dose, 133.661 são de segunda dose e 15.722 são de dose única da vacina Janssen. O município vacina neste domingo (11), com a primeira dose, pessoas de 38 anos ou mais.

Para receber a primeira dose é obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência. A vacinação para quem tem entre 38 anos ou mais, acontece para pedestres, a partir das 7hs, nos seguintes locais:

- UPH de Xerém

- UPH Equitativa

- UPH Imbarie

- UPH Saracuruna

- UPH Pilar

- UPH Campos Elíseos

A Prefeitura está disponibilizando o canal direto “Informativo Covid”, através do WhatsApp (21) 98880-9306, para que a população possa tirar dúvidas e obter informações atualizadas sobre a vacinação no município.

Aplicando vacina

Em 10 de abril passado, Reis foi filmado por um cidadão aplicando vacina em um homem em um ponto de vacinação na Praça da Apoteose, na Vila São Luís. O vídeo foi parar nas redes sociais e gerou revolta entre diversos internautas.

Uma nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2017 determina que a aplicação de vacinas pode ser realizada por qualquer profissional legalmente habilitado. Na época, a prefeitura explicou em nota que a vacinação pelo prefeito foi uma encenação e que ele simulou a aplicação de uma dose. “Devido ao fácil acesso da população e à proximidade do prefeito com os moradores da cidade, cenas mais informais são vistas com frequência com a presença do prefeito Washington Reis e dos caxienses, mas sempre com muito respeito e responsabilidade nos atos do executivo municipal”, disse a nota.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.