TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rogério Ceni é demitido do Fla após áudio vazado: "perdido, faz merda, é chato"

Com quatro derrotas nos últimos seis jogos e apenas 50% de aproveitamento no Brasileiro, técnico cai às vésperas de jogo com a Chapecoense

Por Portal Eu, Rio! em 10/07/2021 às 07:35:32

Ceni: demissão na madrugada. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo oficializou a demissão de Rogério Ceni na madrugada deste sábado (10), às vésperas do jogo contra a Chapecoense, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O horário, próximo das 3h da manhã, gerou estranhamento – pela atipicidade. Contudo, a demora se deu pelo ‘planejamento’ entre Rodolfo Landim, presidente do clube; Marcos Braz, vice-presidente de futebol; e Bruno Spindel, diretor-executivo.


Foto: Reprodução Twitter

Na noite da última sexta-feira (09), os três dirigentes se reuniram no Ninho do Urubu para debater sobre a situação – já insustentável – de Rogério Ceni. De lá, foram encontrar o ex-treinador rubro-negro e, mesmo tarde, o jantar e a conversa entre as partes demorou um tempo considerável. A demissão só foi sacramentada logo após o compromisso com o ex-goleiro.

A situação de Rogério Ceni se assemelha a de Domènec Torrent, seu antecessor no cargo. Ambos deixam o comando do Flamengo às vésperas da equipe estrear nas oitavas de final da Libertadores da América e em mata-mata da Copa do Brasil. O agora ex-técnico rubro-negro, chegou à Gávea, com menos de 48h para estrear no torneio nacional, em novembro de 2020.

Rogério Ceni deixa o cargo após 45 jogos à frente do Mais Querido. Foram 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas – além de 86 gols pró e 55 contra. Nesses meses, o treinador conquistou o oitavo Campeonato Brasileiro da história do clube, a Supercopa do Brasil, a Taça Guanabara e o Carioca.

Áudio vazado

A turbulência no Flamengo, que já dava sinais claros no vestiário, estourou como uma bomba após um áudio vazado do analista de mercado do clube, Roberto Drummond, que teceu duras críticas ao trabalho de Ceni. Em sua fala, o funcionário do clube - demitido ontem - disse sobre o ex-treinador do Fla: "é uma pessoa ruim. O cara é perdido, faz merda, critica departamentos, é chato!".


Roberto Drummond. Foto: CRF

O técnico já não contava com o respaldo de parte da diretoria. O único que pregava fielmente sua permanência era o vice-presidente de Finanças, Rodrigo Tostes. Segundo o argumento do dirigente, a dispensa de Ceni acarretaria no pagamento de nova multa, em torno de R$ 3 milhões, e na contratação de um substituto, possivelmente mais caro.

Com os jogadores, o cotidiano também já não era o mesmo. Abraçado no início do trabalho, os atletas estavam chateados com as substituições inconsequentes do treinador - como a de Bruno Vianna contra o Atlético/MG - e as ironias de Ceni nos treinamentos no Ninho do Urubu.

Já são quatro derrotas nos últimos seis jogos e a campanha no Brasileirão 2021, apesar do devido desconto que se deve dar pela ausência dos jogadores convocados para a Copa América, é decepcionante - quatro vitórias e quatro derrotas, após oito rodadas. Décimo-primeiro colocado na tabela, com apenas 50% de aproveitamento. No meio da semana, o Flamengo tem um compromisso importante na Libertadores, contra o time argentino do Defensa y Justicia, pelas oitavas de final do torneio.

Renato Gaúcho cotado

Após a demissão de Ceni, o nome mais cotado é o de Renato Gaúcho. O técnico estaria disposto a diminuir o salário para treinar o Rubro-Negro. Apesar de não ser a única opção analisada, agrada a várias alas do clube. O Flamengo já negocia com Renato, segundo fontes do clube.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.