O Flamengo venceu de virada a equipe da Chapecoense no Maracanã por 2 a 1. Renato Portaluppi nas tribunas como novo técnico rubro-negro viu essa vitória importante com gols de Arrascaeta e Michael, encerrando sequência negativa e já pensando na Copa Libertadores.
O primeiro tempo seguiu o roteiro proposto com um Flamengo sendo dominante com a posse de bola no campo ofensivo enquanto a Chapecoense especulava uma chance nas transições em velocidade. Com as ausências de Gabigol e Bruno Henrique, a dupla de ataque escalada teve Pedro e Muniz. Dois finalizadores e de grande presença física, mas a proposta para essa partida era ter em Pedro mais um construtor enquanto Muniz empurrava a linha de defesa do adversário.
O Flamengo chegou a ter dificuldades de gerar espaços, muito pela competência da Chapecoense de conseguir anulá-los. E a equipe de Chapecó conseguiu explorar essa fragilidade em provocar o erro entre os defensores rubro-negros e criar a melhor chance de gol: Pressão em Leo Pereira e Gustavo Henrique, bola roubada e Fabinho diante de Diego Alves, fazendo uma grande defesa.
Já na segunda etapa, Maurício Souza opta por Michael no lugar do Muniz para dar mais velocidade e, se possível, gerar esses espaços com um drible ao invés do passe. O goleiro João Paulo passou a ser mais exigido, tanto com Gustavo Henrique nas bolas paradas quanto Pedro sendo esse pilar na grande área.
Na primeira oportunidade do segundo tempo, a Chapecoense balançou as redes com Perotti que tinha acabado de entrar e aproveitou falha de Diego Alves na cobrança de falta do Busanello. O Flamengo chegou a responder com Michael e Pedro, mas a defesa de Chapecó estava bem posicionada e conseguiu impedir o que seria o gol de empate.
Após uma forte pressão do Flamengo, o empate saiu com Giorgian De Arrascaeta em bela finalização na entrada da área após o cruzamento pelo lado direito. A virada veio em seguida começando com Filipe Luis na esquerda, achando Pedro por dentro e passar para o Michael na condição de deixar os adversários no chão e fazer sem goleiro o segundo gol.
A Chapecoense tentou responder, principalmente com as transições e finalizações de longa distância, mas nada adiantou. O Flamengo venceu após duas derrotas consecutivas. O próximo compromisso será na próxima quarta-feira (14) contra o Defensa y Justicia em Florencio Varela nas oitavas de final pela Copa Libertadores.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 1 CHAPECOENSE
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gol (s): Perotti (CHA 23’/ 2T); Arrascaeta (FLA 32’/2T); Michael (FLA 37’/2T).
Cartões Amarelos: (FLA) Arrascaeta, Léo Pereira e Vitinho; (CHA) Busanello, Fernandinho, Anselmo Ramon.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Filipe Luis; Arão, Thiago Maia; Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Muniz. Técnico: Maurício Souza
CHAPECOENSE: João Paulo; Ignácio, Felipe Santana, Derlan; Matheus Ribeiro, Anderson Leite, Lima e Busanello; Fabinho, Anselmo Ramon e Fernandinho. Técnico: Jair Ventura