TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Datena anuncia que quer disputar a Presidência do Brasil em 2022

Recém-filiado ao PSL, apresentador conta com apoio declarado do presidente do partido

Por Anderson Madeira em 12/07/2021 às 17:43:04

José Luiz Datena, em cerimônia na Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP). Foto: Divulgação/Alesp.

Além do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vai disputar a reeleição em 2022, e de concorrentes como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), outro nome que surge como pré-candidato a é o do apresentador de TV José Luiz Datena, que se filiou ao PSL na semana passada.

Em entrevista na última sexta-feira (9) ao programa do jornalista Leonardo Sakamoto, na Rádio Bandeirantes, o comunicador declarou: "Hoje, eu sou pré-candidato a presidente da República pelo PSL. Eu não sou um cara burro, se eu estiver perdendo de 7 a 1, que nem o Brasil da Alemanha, não dá para empatar. Mas se passar de dois dígitos de avaliação, de pesquisa científica, eu vou para o pau e não tenho medo de nenhum deles. Um cara me perguntou 'você vai ser oposição ao Bolsonaro?' Óbvio! Se for candidato, vou ser oposição a ele, ao Lula, ao Ciro, a todo mundo", disse.

Datena quer ser a terceira via, que já conta com outros nomes, como do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Além disso, o PSDB vai realizar prévias para escolher o representante do partido no ano que vem. Atualmente o homem-forte da sigla, o governador de São Paulo, João Doria, terá a concorrência de nomes como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Na TV Bandeirantes, Datena apresenta o programa jornalístico policial "Brasil Urgente". De perfil conservador, inicialmente simpático ao atual governo, ele tem se mostrado crítico nos últimos meses.

No evento de filiação, o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, declarou que se depender dele, Datena será candidato. Mas ele tentará o Senado, caso a primeira opção não seja bem-sucedida. "Meu foco sempre foi o Senado, com perspectiva para o governo", disse.

Agora, é esperar para ver se o nome de Datena será lembrado pelos eleitores na próxima pesquisa de intenção de voto. No mesmo dia da entrevista a Sakamoto, o Datafolha divulgou pesquisa em que Lula lidera com 46%, seguido de Bolsonaro, com 25%; Ciro Gomes, 8%; Doria, 5%; e Mandetta, 4%.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.