TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Quinta edição do Festival Gamboa de Portos Abertos vai até domingo (18)

Com diversas atrações culturais, programação homenageia arquiteto e alerta para melhorias no bairro

Por Portal Eu, Rio! em 15/07/2021 às 09:46:20

Foto: Divulgação.

O 5? Festival Gamboa de Portos Abertos termina no próximo domingo (18), em mais uma versão on-line, com intensa programação cultural apresentada pelas casas integrantes do projeto de sucesso na Zona Portuária.

O Festival de Arte apresenta o tema “Arquitetura de Todos Nós: uma homenagem ao premiado arquiteto Demetre Anastassakis” (1948-2019), ilustre morador do bairro. A abertura será no dia 11/7, domingo, às 11h, com o "Experimento Habitar Corpo", conduzido pela preparadora corporal Marilia Felippe, da Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades, que tem direção de Ligia Veiga.

Os organizadores do Festival, Elza Ribeiro, Marisa Silva e Paulo Pelá, salientam a relação entre o evento e o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontece totalmente on-line neste mês, realização da União Internacional de Arquitetos (UIA).

“Queremos provocar e instigar a pensar uma arquitetura que crie melhorias e beneficie o bairro da Gamboa, que apesar de todo seu valor histórico e cultural, apresenta grandes problemas estruturais e dificuldades periféricas”, comenta Marisa.

Questões como desigualdade social, segurança, habitação popular, lixo urbano estão na pauta de palestras e rodas de conversas do festival. Segundo Elza, também há uma grande necessidade de preservação da memória.

“Precisamos de manutenção de equipamentos culturais e espaços recreativos do bairro. Com uma atenção especial para o cuidado com os animais abandonados”, destaca ela.

Pelá acrescenta que não será apenas o bairro da Gamboa o único beneficiado com o cumprimento dessas demandas. “Há uma série de questões sociais e políticas que poderiam trazer melhorias para a cidade como um todo”.

Sobre o Festival

O Festival Gamboa de Portos Abertos foi criado em 2019 por um grupo de 20 Casas, moradores e trabalhadores da área da Cultura e Educação. A partir daí, apresenta sempre um homenageado, com programação cultural, levantando discussões para a melhoria do bairro da Gamboa em diversas áreas.

O Festival propõe ser um celeiro de articulação artística, política e cultural com base na tríade do desenvolvimento social, econômico e ambiental do bairro. Um processo permanente, através do envolvimento comunitário, que seja capaz de atravessar esteticamente o cotidiano das pessoas e a convivência nas praças, ruas, escolas, centros culturais e moradias.

Demetre Anastassakis

O arquiteto Demetre Anastassakis buscava, acima de tudo, aquilo que ele mesmo chamava de “o bem comum”, onde uma das missões seria “colocar os arquitetos nas ruas” para que os mais pobres também tivessem acesso à arquitetura para construírem suas casas. Além disso, a Gamboa tem a felicidade de acolher uma obra assinada pelo arquiteto: o conjunto residencial “Moradas da Saúde”, local que escolheu para morar até o dia de sua morte, em julho de 2019.

Encerramento

O Festival fecha a programação no domingo (18), a partir das 16h, com várias apresentações. Destaque para Madalenas Rio Teatro das Oprimidas, apresentando o espetáculo de Teatro-Fórum em vídeo "Se Essa Rua Fosse Minha”. Aborda os obstáculos enfrentados pelas mulheres para ocupar as ruas com seus corpos, desde a infância, sob a construção de uma “arquitetura social”.

Às 18h, será a vez da live musical "Forró de Rabeca", com Daniel Souto e convidados no Espaço Cultural Mississippi Delta Blues. A transmissão ocorre no Instagram do Festival Gamboa de Portos Abertos - @gamboadeportosabertos.

Espaços Culturais:

1. ARMAZÉM CULTURAL DAS ARTES 2. ATELIER FM 3. BAR DELAS 4. BAR DO JORGE 5. BAR ESQUINA DA GAMBOA 6. CASA DA TIA CIATA 7. CASA DE MYSTÉRIOS & NOVIDADES 8. CASA DA FRENTE 9. CASA DO PROPÓSITO 10. CASA GAMBOA 11. CASA DA HARMONIA 12. CÁ ENTRE CLICKS 13. ESPAÇO CULTURAL GAMBOA 14. GALERIA DE ARTE METARA 15. GALPÃO GAMBOA 16. LIVRAMENTO & AMOR 17. MISSISSIPPI DELTA BLUES 18. SUPER UBER 19. TOCA DA ONÇA 20. ZONA IMAGINÁRIA 21. TIPOGRAFIA

PARCERIAS:

Projeto de Extensão "Floresta Cidade" (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ)

Polo Região Portuária

ONG Ação e Cidadania

FICHA TÉCNICA:

5? Festival Gamboa de Portos Abertos

Organização: Elza Ribeiro/ Paulo Pelá/ Marisa Silva

Identidade Visual: Paulo Pelá (DesignJungle.com.br)

Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa (CICLO Comunicação)

Mídias Sociais: LB Digital e Conteúdo

SERVIÇO:

5? Festival Gamboa de Portos Abertos

Até 18/7

Todas as atividades realizadas de forma virtual

Shows, teatro, dança e muito mais na programação principal do evento, além das atrações à parte que serão exibidas pelo Espaços Culturais:

www.gamboadeportosabertos.com.br.

Fonte: CICLO Comunicação

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.