A corrida presidencial deste ano tem apresentado situações, no mínimo, pitorescas. Com a polarização da extrema direita e extrema esquerda, passando pela prisão de Luis Inácio Lula da Silva, com a ascensão de Jair Bolsonaro e, principalmente, pelas particularidades apresentadas por cada presidenciável, desenvolvedores de aplicativos e games surfaram na onda e criaram jogos envolvendo políticos. Um dos destaques é o game do candidato Cabo Daciolo.
Em cima dos memes criados pelo presidenciável no único debate que participou, na TV Bandeirantes, e dos vídeos onde ele afirmou que permanecerá nas colinas até as eleições, o game 'Cabo Daciolo Adventure', mostra o candidato do Patriotas fugindo de obstáculos até chegar ao monte. A graça está justamente nos obstáculos, como ursinhos segurando corações (alusão ao URSAL - União das Repúblicas Socialistas da América Latina - que ele afirmou que estava sendo "construído"), símbolos da maçonaria e dos Iluminatti. O game já foi baixado por mais de 10 mil pessoas.
Em outro jogo, o candidato do PSL Jair Bolsonaro luta com esquerdistas. Visualmente, os esquerdistas são representados pelo ex-presidente Lula, vestidos de presidiários. Por falar em Lula, há game onde o ex-presidente passa por obstáculos para alcançar "o descanso do seu triplex".
Oto Campos, 27 anos, da BR Game Studio, que criou o game do Bolsonaro, ressaltou que o jogo foi feito com o desejo de protestar com humor.
"A ideia surgiu com a vontade de fazer críticas de uma forma bem humorada e com qualidade. Estava meio parada, mas um amigo incentivou a produção de jogo e então resolvemos tocar o projeto. Atualmente o jogo está com mais de 2 mil downloads, mas nessa fase eleitoral deu um up e a tendência é só aumentar o número de downloads. Tínhamos vontade de fazer mais jogos voltados para a política, porém é uma área delicada. Tentamos publicar um jogo do Donald Trump x Kin Jong Uh, porém tivemos o jogo suspenso, sem nem ter entrado no ar. Foi alegado que o jogo tocava em pontos sensíveis da humanidade', ressaltou Oto.
O portal procurou a CKA que criou do Daciolo e ainda não obtivemos retorno. Já Pablo Rodrigo Darde, que criou o game do Lula, não foi localizado.