Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cuidados com os surdos

Dia Nacional do Surdo terá programação especial no Rio nesta quarta

Deficientes auditivos fazem palestras na OAB eaplitativo especial em Libras será lançado


Imagem do aplicativo que será usado pela Guarda Municipal para auxiliar surdos (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio preparou uma programação especial para o Dia Nacional do Surdo, que acontece nesta quarta-feira (26). Dentre as atrações, uma será a apresentação do aplicativo gratuito Hand Talk Tradutor para Libras. A ferramenta, que será usada por guardas municipais em telefones de trabalho, faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais, facilitando a comunicação com pessoas surdas.

Já a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD) promove a segunda edição do seminário Setembro Azul, movimento mundial criado para comemorar as lutas dos surdos. Com o tema “Cidadania e Surdez”, o evento acontece no mesmo dia, das 9 às 17 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), na Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro. O evento terá palestras e outras atividades conduzidas por deficientes auditivos, com tradução simultânea de integrantes da Central Carioca de Intérpretes de Libras, um dos serviços  gratuitos oferecidos pela SUBPD.

Riscos de segurança

A surdez é uma das deficiências que mais oferece riscos em casos de segurança pública. Por não ouvir, um surdo acaba não cumprindo a orientação de um agente, com grandes riscos de até acontecer um acidente. Com o aplicativo, os guardas sem domínio de Libras vão ampliar a assistência às demandas desses deficientes.

Ações nas ruas

Entre as ações voltadas a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Guarda Municipal do Rio regulamentou em 2017 o Manual de Tratamento e Abordagem a Pessoas com Deficiência, que passou a integrar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos normativos com orientações para auxiliar as equipes nas ruas em tomadas de decisão que exigem pró-atividade e conhecimento da legislação. A GM atua diariamente em toda a cidade na fiscalização do correto uso de vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência, tanto em vias públicas como em estabelecimentos privados de uso coletivo, como shoppings.   

Surdos Programação Prefeitura do Rio

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!