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Empresários fluminenses esperam melhora nos negócios no próximo trimestre

Segundo pesquisa da Fecomércio RJ, nove em cada dez comerciantes estão confiantes na evolução de seu estabelecimento.

Por Portal Eu, Rio! em 19/07/2021 às 10:09:27

Empresárias enxergam um cenário menos incerto e anunciam a abertura de uma franquia do estabelecimento em Búzios. Foto: Divulgação

Ao inaugurar a filial de seu bar, em Copacabana, em março deste ano, Natália Magalhães, 38 anos, se viu diante de um desafio: a abertura no momento em que retornaram as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Quatro meses depois, ela e as sócias Suelen Gomes e Carla Tarsitano enxergam um cenário menos incerto e anunciam a abertura de uma franquia do estabelecimento em Búzios, Região dos Lagos.

As três fazem parte do grupo de empresários dos setores de comércio de bens, serviços e turismo do Rio de Janeiro que está com boas expectativas para os próximos três meses. Segundo pesquisa da Fecomércio RJ, em julho, 86% dos comerciantes afirmaram que esperam que a situação de seus negócios melhore ou melhore muito. Mês passado, este índice era de 76,7%. Ou seja, nove em cada dez comerciantes estão confiantes na evolução de seu estabelecimento. É uma perspectiva que coincide com o trabalho do Governo do Rio para auxiliar a retomada da economia.

- As medidas do governo, como a pontualidade no pagamento da folha de servidores e a antecipação de parte do 13º salário, além do auxílio emergencial para a população e as linhas de crédito para pequenos e médios empreendedores, via SuperaRJ e AgeRio, oferecem um horizonte mais positivo e a segurança de uma melhor situação econômica no estado. Consequentemente, se reflete em uma melhor expectativa por parte dos comerciantes - avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah.

De olho no próximo verão, Natália e suas sócias estão otimistas:

- Um investidor estrangeiro esteve na filial de Copacabana e se encantou com o negócio, principalmente pelo fato de serem três mulheres à frente do empreendimento. Então, fez a proposta para expandirmos o negócio para Búzios. A história foi positiva e fez com que tivéssemos visibilidade em um mercado dominado por homens. O objetivo é abrir o bar até dezembro para aproveitar tanto as festas de fim de ano quanto o período do verão – conta

Aumento do consumo e mudanças de hábitos

Realizada entre 2 e 6 de julho, a pesquisa da Fecomércio RJ ouviu 257 empresários fluminenses. Sobre as expectativas para as demandas no próximo trimestre, 62,2% dos entrevistados esperam que haja algum tipo de aumento. Antes, o percentual era de 57,3%. Já 28% acreditam em uma estabilização, índice igual ao de junho. Para 9,7%, haverá diminuição ou diminuição acentuada na busca por produtos e serviços de suas empresas. Na consulta anterior, eram 14,7%.

- Percebemos uma mudança no comportamento dos frequentadores do bar: além da adesão estar aumentando porque as pessoas estão mais seguras em sair, os consumidores estão optando por locais abertos. Ainda em um número menor que antes, já estamos notando a presença de turistas, tanto nacionais, quanto internacionais, uma vez que o bar está localizado em Copacabana. O cenário está muito promissor para os próximos meses – disse Natalia, que lembrou o período da inauguração e comparou com o atual momento:

- O início foi bem difícil. A previsão inicial era contratar 15 funcionários para trabalhar no bar, o que caiu para um terço nos primeiros meses. Hoje, são dez pessoas atuando no local. Certamente, o cenário está melhor que antes. De acordo com o avanço da vacinação, nossa expectativa é que vai melhorar ainda mais – finalizou a empresária.


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