O torneio de handebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começou de forma emocionante neste domingo (25). O Brasil fez um jogo duríssimo contra o Comitê Olímpico Russo (ROC), atual campeão olímpico, e empatou por 24 a 24.
Melhor jogadora da liga francesa de handebol, Bruna marcou sete gols em 15 tentativas. A goleira Babi também foi responsável pelo empate com importantes defesas no segundo tempo.
Até os 14' do segundo tempo, o ROC liderava o placar, mas sem conseguir abrir mais de três pontos. A disputa foi ponto a ponto até o último minuto, e o Brasil desperdiçou a última posse de bola.
Hexacampeão pan-americano, o Brasil foi campeão mundial de handebol no feminino em 2013 e está em busca de sua primeira medalha olímpica na modalidade. Treinada por Jorge Dueñas, a equipe está no grupo com Hungria, Espanha, Suécia e França disputando vaga nas quartas de final.
“Estamos num grupo muito forte. São adversários de alto nível e por isso afirmo que dificilmente alguém passará para a segunda fase de forma invicta. A Rússia talvez seja o adversário mais difícil, com um elenco muito qualificado, tanto que tem mostrado isso nos últimos anos. O Brasil também está em alto nível e é o atual campeão pan-americano. Acredito que as partidas serão vencidas ou perdidas nos detalhes.”
- O treinador Jorge Dueñas ao site rededoesporte.gov.br
O handebol em Tóquio 2020 tem 12 equipes divididas em dois grupos. As quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final.
Fonte: COI