TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Documentário sobre midiativismo nas favelas estreia no aniversário do Jacarezinho

Plataforma de streaming independente Bombozila divulga esforço de favelados em construir narrativas próprias e demolir estigmas

Por Portal Eu, Rio! em 26/07/2021 às 18:31:48

Complexos, co-produção brasileira e finlandesa, aborda o desafio de recontar a história e o cotidiano das favelas a partir dos olhares locais. Foto: Divulgação

O filme “Complexos” estreia na plataforma de streaming independente Bombozila no dia 29 de julho, aniversário do bairro do Jacarezinho. Em 26 minutos, o documentário produzido pelo coletivo audiovisual Cafuné na Laje, do Rio de Janeiro, e pela iniciativa Aliança Midiativista Anti-Racista, ARMA Alliance, da Finlândia, aborda vivências de artistas e realizadores que enfrentam diversos desafios para dar vida a trabalhos que se propõe a disputar as narrativas e construções de representação sobre as favelas do Rio de Janeiro, lugares onde nasceram, cresceram e são moradores até hoje. O ponto de partida do documentário é a pesquisa de doutorado de Leonardo Custódio sobre midiativismo nas favelas.



Exibido no Panoramica, o maior festival da Suécia sobre cinema latino-americano, "Complexos" busca durante as entrevistas, a reflexão sobre suas trajetórias abordando questões que atravessam seus cotidianos e seus fazeres artísticos. Na produção, a câmera está aberta às influências das luzes, cores e sons, características próprias do lugar de cada entrevistado. Essa série propõe uma narrativa que busca retratar as diferentes possibilidades de representar o viver nas favelas do Rio de Janeiro, a partir de seus próprios moradores.

A paisagem sonora é construída a partir de samples que trazem as intervenções sonoras encontradas no próprio ambiente, além de elementos rítmicos que compõem a sonoridade das favelas. A ideia é que essas falas apresentem - seja para o campo acadêmico, artístico ou até mesmo no âmbito das políticas públicas - possibilidades de trajetórias de moradores de favelas que favoreçam na desconstrução dos estigmas ligados à representação da favela e de seus moradores.

"A importância do filme está nas pessoas que são abordadas e suas trajetórias. São pessoas que realizam e disputam o significado do que é viver em favela, expondo o quão diversas são essas vidas. E sobre o que a narrativa ajuda a contrapor, é nos alertar que infelizmente, por mais belas que essas trajetórias sejam, por mais importante que sejam esses olhares e existências, esses artistas, realizadores, comunicadores são exceções que confirmam a regra excludente no qual a sociedade brasileira está inserida. Não é apenas a favela que perde com essa exclusão, todos nós perdemos enquanto sociedade com o racismo e a política de morte no qual os espaços que essas pessoas retratadas no filme cresceram e vivem até hoje", afirma JV Santos, realizador em Cinema e Audiovisual e co-fundador da “Cafuné na Laje”, produtora do documentário.

As entrevistas são o eixo da narrativa, e acontecem em lajes, bares, praças e outros ambientes comuns nas paisagens das favelas do Rio de Janeiro. Espaços que se confundem com os corpos dos entrevistados, fazendo com que suas identidades muitas vezes fundem-se com sua arte.

Para o pesquisador Leonardo Custódio, "O midiativismo, como as pessoas falam no cotidiano, está dentro daquilo que a gente considera um exemplo de comunicação popular. A comunicação popular é o uso dos meios disponíveis por pessoas que habitam, por exemplo nas periferias e favelas, para se comunicar um com o outro e para se comunicar com a sociedade. E isso é um fenômeno que acontece desde que a periferia é periferia. A construção de narrativas feita por moradores de favelas e periferias, ela está dentro dessa ideia de que o que é dito sobre nós não condiz com a nossa realidade, complicada, complexa, cheia de nuances e a gente precisa contar outras coisas que nos definem e uma forma de apoiar essas narrativas é assistir, acessar, compartilhar essas narrativas," apontou Custódio, natural de Magé, na Baixada Fluminense.


Complexos

Com: Gizele Martins, Naldinho Lourenço, David Amen, Mc Martina, Thaís Alvarenga, Léo Lima, Rodrigo Maré Souza, Geandra Nobre, Wallace Lino.

Realização: Cafuné na Laje (Jacarezinho) - Arma Alliance (Finlândia) / Pesquisa: Leonardo Custódio / Argumento Série: Leonardo Custódio - Jv Santos / Direção: Jv Santos / Entrevistas: Léo Lima / Produção: Mariluci Nascimento / Assistente de Produção: Jonas Rosa / Fotografia: Léo Lima e Jv Santos / Câmera Adicional: Gê Vasconcelos / Som: Jonas Rosa / Som Adicional: Luciano Dayrell / Montagem: Jv Santos - Jonas Rosa / Edição: Jonas Rosa / Trilha Sonora: Joca / Produção de Finalização: Jv Santos / Cartazes e Videografia: Renato Cafuzo / Legendas: Caroline Vicente / Tradução: Clara de Carvalho.
No site da plataforma Bombozilla, é possível assistir um trecho do documentário, antes mesmo da estreia.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.