TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Morre Orlando Drummond, o "Seu Peru" da Escolinha do Professor Raimundo

Ator também era dublador de destaque, com personagens como Scooby Doo, Popeye e Alf, o ETeimoso

Por Portal Eu, Rio! em 27/07/2021 às 18:43:47

Orlando Drummond: morte aos 101 anos

O ator e dublador Orlando Drummond morreu hoje (27). A informação foi publicada pela coluna de Ancelmo Gois em "O Globo". A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Ele tinha 101 anos e deixa a esposa, Glória Drummond, com quem era casado desde 1951, 2 filhos, 5 netos e 3 bisnetos. O velório será realizado amanhã (28), a partir das 12h, no Cemitério da Penitência, no Caju, onde o corpo do artista será cremado.

Em junho, ele recebeu alta do hospital onde estava internado no Rio de Janeiro desde meados de abril. Um de seus netos, Felipe Drummond, foi quem falou sobre a liberação médica de Orlando. "Estamos muito felizes. Ele vai continuar assistido em casa, mas sem infecção nem nada", disse ele, segundo a coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".

O ator, conhecido por interpretar o "Seu Peru" na clássica Escolinha do Professor Raimundo e também por seus trabalhos de dublagem em diversas séries clássicas como Alf: O ETeimoso, Scooby Doo e Popeye entre outros, foi ao hospital para tratar uma infecção urinária.

Depois de uma melhora, ele teve uma queda repentina em seu estado de saúde, que gerou preocupação. Em maio, ele teve o estado estabilizado. O filho do artista, também Orlando, explicou os motivos que levaram o pai ao hospital. "A gente vinha tratando em casa uma infecção urinária dele. Após dez dias de antibiótico, ele melhorou, mas, dias depois, a infecção voltou mais forte. Aí, resolvemos interná-lo".

"Isso tem cerca de vinte dias. De lá para cá, ele tem oscilado. Por isso, continua internado. Está no Quinta D'Or. Esteve em unidade semi-intensiva até a semana passada, quando foi para um quarto. Não é que o estado tenha se agravado. A infecção tem sido debelada com o uso de um antibiótico que é muito agressivo", contou na ocasião.

Na época, a família já acreditava em uma recuperação total. "Mesmo assim, ele apresenta uma pontinha de febre, num momento ou outro. Infelizmente, os médicos informam que não há muito o que possa ser feito por ele. Já começam a falar em cuidados paliativos, de modo a evitar dor e desconforto. Por aqui, a família não se entrega porque em outras oportunidades ele surpreendeu e superou dificuldades".

Também em junho, ele foi homenageado pelos netos nas redes sociais para celebrar o Dia do Dublador. Com fotos ao lado do ator, eles compartilharam declarações à carreira e a Orlando.


"Quem vê de fora até pensa que o Dia do Dublador é quase um Natal aqui em casa, né? A gente não chega a tanto, mas é sempre um momento bacana para homenagear meu avô, meus irmãos, Alexandre e Eduardo Drummond, e meus colegas profissionais", escreveu Felipe Drummond.

A carreira

Nascido no Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1919, Orlando Drummond Cardoso iniciou sua carreira como contrarregra, em 1942. A proximidade com a TV e o potencial o levaram a trabalhar como ator e posteriormente dublador, a partir de 1950. Seu personagem mais marcante da TV é Seu Peru, criado em 1952 para o embrião da "Escolinha" comandada por Chico Anysio ainda como programa de rádio.

Em 2019, quando a TV Globo recriou a "Escolinha do Professor Raimundo" com novos atores, Orlando Drummond compareceu a uma das gravações, contracenou com seu sucessor, Marcos Caruso, e elogiou o colega

"Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho. Obrigado, obrigado, obrigado. Estava magnífico, igualzinho a mim. Nota dez! O mais parecido dos personagens foi ele. Gostei do programa todo, porém mais dele, por ficar parecido comigo mesmo, me imitou. Fez muito bem, maravilha. Já tenho um substituto".

Bloco de Carnaval

Mesmo afastado dos trabalhos, sempre foi presença garantida no "Diversão Brasileira", um bloco de Carnaval realizado na praça Xavier de Brito, na Tijuca, no Rio de Janeiro. Quando completou 100 anos, em 2019, ele foi homenageado pelos foliões.

"Tô chegando chegando ai pessoal! Qualquer dúvida use-me e abuse-me", disse antes de curtir a homenagem vestido de Seu Peru e com uma camiseta com seus principais personagens estampados.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.