A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) realizou, nesta terça-feira (27/07), uma operação no bairro Jesuítas, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A ação teve o objetivo de checar denúncias de milicianos fortemente armados que atuam na localidade. Ao chegarem, os agentes foram recebidos a tiros e houve confronto. Um criminoso morreu no local e outros dois foram baleados, sendo socorridos e encaminhados à unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos.
De acordo com os policiais, o grupo paramilitar pratica extorsões e diversos crimes violentos na região, e está em guerra com outras quadrilhas por controle de territórios. Na operação, foram apreendidos um fuzil AK-47, quatro pistolas, simulacros de arma de fogo, granadas, grande quantidade de carregadores e de munições, chamando a atenção as de calibre .50 traçantes, além de acionadores de explosivos por rádio frequência, coletes e uniformes militares.
O material apreendido foi encaminhado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, e para a 36ª DP (Santa Cruz). Investigações seguem em andamento para reprimir crimes deste tipo e prender integrantes das organizações criminosas.