Ser de raiz é não esquecer as origens, a essência, a formação que firmou seus valores. E olhar para o passado nunca foi tão necessário em um momento de total instabilidade no Brasil. Após quatro adiamentos do evento por conta da pandemia, o Comida di Buteco está de volta com o objetivo de transformar vidas através da cozinha de raiz. Com foco no delivery e o lema “Salve os Butecos”, a 21ª edição do concurso acontece até 29 de agosto. Os petiscos concorrentes agora terão o valor fixo de R$ 27,00. Com 73 participantes, que vão da Zona Sul à Zona Norte, passando pelo Centro e Baixada Fluminense, além das ilhas da Gigóia e Paquetá. A grande novidade desta edição é a entrada de Niterói ao concurso.
Foram quase dois anos de dificuldades. Bares novos e tradicionais tiveram que se reinventar às pressas ou até fechar as portas do estabelecimento, como aconteceu com 30% dos participantes do concurso. Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos butecos familiares já era o propósito do Comida di Buteco, com a pandemia, se tornou urgente.
Por respeito às famílias de todos os empreendedores e suas equipes que foram atingidas pela Covid-19, o concurso criou o crowdfunding "Salve os Butecos". A vaquinha pretende ajudar a gerar fluxo de caixa para os bares de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. E as doações poderão ser feitas em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os butecos) e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os participantes.
Modelo híbrido pela primeira vez
O concurso também terá o formato híbrido pela primeira vez: atendendo o público presencialmente ou por meio do delivery e da retirada. Os butequeiros poderão planejar com segurança sua ida aos bares através da plataforma Tagme, que permite o agendamento de mesas e o acesso aos cardápios digitalizados.
Por todo esse movimento de união e foco para a retomada, que é a essência de todo buteco brasileiro, os chefes utilizaram uma ou mais raízes nas receitas dos petiscos concorrentes deste ano. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura são apenas alguns exemplos do conceito desta edição especial e que vão despertar a curiosidade do público.
A escolha do perfil dos butecos participantes não é à toa. O Comida di Buteco, criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, chega aos 21 anos ciente de que se consolidou como uma marca de transformação social no segmento, contribuindo para a manutenção e o crescimento de pequenos comércios em um mercado, por vezes, concorrido e vulnerável. A cozinha não é mais um fim e sim um meio. Acontece de forma simultânea em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
É o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:
? 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades;
? 650 butecos participantes;
? 800.000 votos;
? 480.000 petiscos vendidos;
? 7.500 empregos diretos gerados
? 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
? 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.
Sobre o modelo híbrido, a reportagem do Portal Eu, Rio! entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde porque dois dos bares ficam localizados em Paquetá. Perguntamos se isso não seria um problema na realização do experimento “PaqueTá Vacinada”, que pretende imunizar toda a população da ilha até setembro, e o órgão da Prefeitura esclareceu que eventos como o Comida di Buteco estavam previstos nos resultados buscados para o estudo. Também ratificou que o bairro do Centro não está fechado a pessoas que residem em outras áreas da cidade. Até 15 de agosto, terá início a aplicação da segunda dose das pessoas que moram em Paquetá.
Um modelo de negócios transformador de vidas
A razão de existir, a missão do Comida di Buteco é TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. O concurso tem como perfil de participantes apenas os negócios familiares, não participando redes nem franquias. E todos os envolvidos participam de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco - gera empregos, impostos, turismo; e envolve parceiros, mídia, jornalismo, influenciadores e, finalmente, o público que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.
Novas iniciativas
Linha Festas Comida di Buteco
Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, desenvolvemos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta-copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.
Piraquê Comida di Buteco
Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lança em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.
Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play
A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, nos convidou para desenvolvermos uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. Esta primeira leva traz receitas premiadas de BH e o produto é composto dos vídeos de dez receitas, a história de cada um desses butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br a partir de 19 de agosto.
Camisetas Comida di Buteco Chico Rei
O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor de cada venda, durante o período do concurso, serão destinados ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1 de agosto e será mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos.
As doações para o movimento "Salve os Butecos" podem ser feitas através da conta:
Banco Santander 033
Agência: 1595
Conta número: 130023050
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
CNPJ: 06.204.569/0001-55
Serviço:
Comida di Buteco Rio de Janeiro
Quando: 30 de julho a 29 de agosto
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: @_comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco
Site: comidadibuteco.com.br
Coordenação Comida di Buteco: Julia Menna Barreto
http://www.comidadibuteco.com.br/rio-de-janeiro
Baixe o app ComidadiButeco
Fonte: Estar Comunicação