Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pregão sob investigação

TCE veta licitação de merenda escolar em Mesquita suspeita de irregularidades

Estimativa do número de refeições que seriam servidas nas creches e unidades escolares é genérica


Foto: Divulgação

O conselheiro substituto Christiano Lacerda Ghuerren, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, suspendeu licitação no Município de Mesquita para a compra de gêneros alimentícios no valor de R$ 28 milhões. De acordo com o corpo técnico da Corte, a estimativa do número de refeições que seriam servidas nas creches e unidades escolares é genérica, o que culminaria na ilegalidade de ausência de definição precisa do objeto, causando estimativa errônea.

A denúncia inicial indica supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura de Mesquita na elaboração do edital de pregão presencial nº 005/2021, que visa a contratação de empresa especializada para fornecimento de alimentação escolar, pré-preparo e distribuição das refeições, para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas e creches da rede pública municipal.

A prefeitura anunciou o pregão no dia 25 de maio, no Diário Oficial do Município. O critério de julgamento seria o menor preço global. A licitação ocorreria no dia 9 de junho último, na sede da prefeitura. Porém, com o processo tramitando no TCE, o prefeito Jorge Miranda determinou a suspensão, por tempo indeterminado, da realização do processo licitatório, no último dia 25 de junho, sem explicar o motivo. Além disso, não é possível entrar no site da prefeitura, tampouco no portal da transparência. Ao acessar o link do portal da prefeitura, o internauta lê a seguinte mensagem: “A URL requisitada não foi encontrada neste servidor. O link na página referida parece estar com algum erro ou desatualizado".

A decisão atende determinação do TCE, que considera o pregão sob suspeita. Com isso, a prefeitura não pode anunciar um vencedor nem assinar contrato até o pronunciamento definitivo do Tribunal sobre o caso.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Mesquita, mas não recebeu nenhuma resposta sobre as irregularidades encontradas. O espaço continua aberto.

Mesquita TCE licitação merenda suspeita irregularidades

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!