TOPO - PRINCIPAL 1190X148

É ouro! Brasil é bi olímpico no futebol, no estádio do penta na Copa

Gol de Malcon, saído do banco, garantiu vitória sobre a Espanha, na prorrogação

Por André Luiz Coutinho em 07/08/2021 às 12:02:57

Malcon, autor do gol do título olímpico. Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação CBF


Não é que 19 anos depois o estádio de Yokohama viu uma seleção brasileira campeã novamente? No mesmo palco do penta da Copa do Mundo em 2002, o Brasil bateu a Espanha por 2 a 1, na prorrogação, e se tornou bicampeão olímpico.

Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre o 'dia dourado', em que o futebol garantiu a terceira medalha, depois de o boxe e a canoagem terem garantido o lugar mais alto do pódio.

Há cinco anos, na Rio 2016, a vitória contra a Alemanha foi nos pênaltis. Dessa vez, a medalha de ouro foi encaminhada aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, quando Malcon ganhou na corrida e, na saída do goleiro Unai Símon, fez o gol da vitória.

Antes disso, o Brasil, que começou a partida levando pressão espanhola, equilibrou as ações e, depois de um pênalti desperdiçado por Richarlison, Matheus Cunha abriu o placar aos 47 do primeiro tempo. Após bola recuperada por Daniel Alves na área, ele dominou com propriedade e chutou sem chances para o goleiro.

Na segunda etapa, o Brasil voltou melhor e desperdiçou chances de ampliar, novamente com Richarlison, que dessa vez acertou o travessão. Como no futebol quem não faz leva, o castigo veio aos 16 minutos: Mikel Oyarzabal escorou um cruzamento, de primeira, nas costas da defesa brasileira.

Depois disso, "La Roja" assumiu novamente o controle da partida e até esteve mais perto da virada. Muito também pela insistência do técnico brasileiro, André Jardine, em não substituir jogadores. No final da etapa complementar, muitos já estavam esgotados.

Um deles era o meia Antony, que acabou saindo na prorrogação para a entrada do lateral-direito Gabriel Menino. Mas, antes disso, fez um excelente lançamento para Malcon, que havia entrado no lugar de Matheus Cunha, ganhar na velocidade do jogador espanhol e marcar o gol da vitória canarinho.

Depois de segurar a pressão espanhola e até criar chances com Paulinho, outro que entrou na prorrogação, o Brasil conseguiu manter o placar e festejar o bicampeonato olímpico.

Por André Luiz Coutinho

Fonte: Com Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.